Workshop Internacional

Em Portugal, expectativa é de que JMJ alavanque Turismo Religioso

JMJ em Portugal acontecerá em 2022

Da redação

Dom Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa./ Foto: Reprodução TVCN

A Jornada Mundial da Juventude 2022, em Lisboa, será uma grande oportunidade de alavancar o turismo religioso em Portugal, conforme apresentado na conferência de abertura dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, nesta quinta-feira, 5.

Participam dos Workshops operadores turísticos, agentes de viagem e hoteleiros, entre outros empresários do setor. Momentos de troca de experiências e oportunidades para o turismo religioso, com ênfase para o turismo católico e judaico em Portugal.

JMJ

O bispo auxiliar de Lisboa esteve no evento, e falou sobre a grande expectativa para a JMJ em 2020. A divulgação do resultado do concurso do hino e logo da JMJ deverá ocorrer na Semana Santa. Os vencedores já foram escolhidos:

“Estamos agora nesta fase trabalhando com os vencedores e profissionais porque, apesar de cada um ter feito o melhor, foi necessário que o próprio Dicastério e o Comitê Organizador Local fizessem algumas observações.”, disse Dom Américo Aguiar.

A juventude está em foco no país. Dentre os assuntos abordados no evento estavam “O jovem e a religião” e o potencial turístico de Fátima e arredores. Em 2019, o santuário recebeu mais de seis milhões de peregrinos. O Santuário é um dos locais de possível acolhida para os jovens na pré-jornada, como também, Santiago de Compostela.

“Temos sido muito questionados sobre o papel de Fátima e de Compostela na programação da Jornada, porque há muitos jovens de países variados que querem aproveitar a viagem para essas duas visitas. Estamos conversando com os responsáveis das duas dioceses, para ver como podemos organizar as coisas. O mais importante é que os jovens tenham uma boa experiência.”, ressaltou o bispo.

Coronavírus

O contexto mundial de epidemia do coronavírus acarretou menos de 20% de cancelamentos nos Workshops Internacionais e preocupa o setor de turismo em Portugal. Contudo, isto não afetou a participação de representantes de 46 países de cinco continentes e a expectativa de fomentar o turismo religioso, sobretudo nas proximidades das peregrinações a Fátima no mês de maio.

Um outro impacto do coronavírus será na entrega dos símbolos da jornada mundial da juventude. A entrega pelo Papa Francisco seria em Roma, no próximo Domingo de Ramos, 5 de abril, a uma comitiva portuguesa. Entretanto, a cerimônia precisou ser adiada para o Domingo de Cristo Rei, em 22 de novembro.

Congresso Eucarístico Internacional

De 13 a 20 de setembro, outro evento de grande relevância vai movimentar o turismo do segmento. Em Budapeste, acontecerá a edição de número 52 do Congresso Eucarístico Internacional. A Hungria foi apresentada no evento de hoje como destino convidado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo