Vocação

Ano Vocacional 2023: Comemoração dos 40 anos da primeira edição

A inspiração veio do Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Da Redação, Mauriceia Silva

Foto: Ronnaldh Oliveira

O ano vocacional começa no próximo dia 20 e vai até 26 de novembro de 2023. A iniciativa tem como comemoração os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país.

O tema do Ano Vocacional 2023 é “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). 

O presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, entende que o tema “Vocação: Graça e Missão”, resume bem a dimensão vocacional, tão importante para a nossa Igreja, no seu compromisso de ajudar o mundo a mudar, à luz do Evangelho, o que possibilita um amadurecimento na compreensão que as vocações são dons de Deus. 

“Deus chama-nos pelo nome, confia a cada um de nós uma bonita tarefa na missão de contribuir para que a sociedade se torne mais justa, fraterna e solidária, a partir dos valores que irradiam do Evangelho de Jesus Cristo. E aqueles que abraçam a vocação confiada por Deus experimentam singular e duradoura alegria,” explicou o Arcebispo e continuou:

Percebem que a vida ganha especial sentido quando se torna oferta. Somos, pois, chamados a seguir o exemplo de Cristo, que ofereceu a sua vida pelo bem da humanidade. 

 O texto-base do 3º Ano Vocacional

Para Dom Walmor o texto base constitui importante ponto de partida para reflexões e discernimentos, contando sempre com o envolvimento de nossas comunidades de fé, chamadas a contribuir criativamente com o percurso do Ano Vocacional. 

“A publicação foi elaborada com a colaboração das muitas comissões da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e contemplou ensinamentos sobre as muitas vocações. O convite para as comunidades de fé, as famílias, os evangelizadores todos, é que invistam e se aprofundem no discernimento vocacional, com o auxílio do texto-base.”

Protagonismo na missão

Como Igreja somos todos “povo de Deus” e cada um é “protagonista”, é o que explica Dom Walmor: 

Reconhecer o próprio protagonismo na missão é assumir o compromisso de ser sempre, e cada vez mais, servidor e servidora, anunciando incansavelmente o Evangelho, em cada circunstância, em todo lugar. 

O terceiro ano vocacional do Brasil será inaugurado no dia 20 de Novembro, e  nessa ocasião, é celebrada a solenidade de Cristo Rei do Universo ressaltou o bispo referencial da Pastoral Vocacional no Brasil, Dom José Albuquerque:

“E no Brasil já há vários anos esse dia também nós celebramos a vocação e a missão dos cristãos leigos e leigas. Essa data foi marcada para dar início ao ano vocacional. A nível nacional nós estamos nos programando para celebrar no Santuário de Aparecida.”

O terceiro ano vocacional do Brasil de 2023 irá celebrar os 40 anos do primeiro ano vocacional que aconteceu em 1983, cujo lema foi, “Vem e segue-me”.

Dom José Albuquerque recorda que o segundo ano vocacional aconteceu em 2003 cujo tema foi, batismo, fonte de todas as vocações, e o lema inspirado no evangelho de Lucas 5,4 “Avancem para águas mais profundas.” 

“Neste ano de 2023, o terceiro ano vocacional, traz como tema, vocação, graça e missão. E o lema: ‘Corações ardentes, pés a caminho’, inspirado no evangelho de São Lucas 24, o encontro de Jesus com os discípulos de Emaús, então esta data é muito significativa para nós, porque vamos dar continuidade a toda uma caminhada bonita que estamos fazendo no Brasil para a promoção vocacional. Para promover todas as vocações e ministérios que estão a serviço do evangelho do povo de Deus.”

Atividades para o terceiro ano vocacional

As atividades que estão sendo programadas para o terceiro ano vocacional do brasil vão acontecer a nível local, segundo Dom José Albuquerque.

“Nós temos a nível vocacional a abertura do ano vocacional, marcada para o próximo final de semana, mas as atividades vão acontecer a nível de comunidade, paróquia, diocese, regional.” 

Para o Bispo, é importante ter a consciência de que em tudo aquilo que for vivenciado ao longo do ano de 2023, as assembleias, reuniões, congressos, também nas celebrações dominicais, nas celebrações da palavra de Deus e dos sacramentos, todos serão chamados a se deixar inspirar pelo tema, e pelo lema do terceiro ano vocacional.

“É claro que existe aqui uma preocupação e um pedido: que possamos intensificar aqui a prática da oração pelas vocações em todos os âmbitos. Seja no âmbito pessoal, familiar, comunitário.”

Por fim, o bispo ainda recorda que uma oração foi feita especialmente para o terceiro ano vocacional, e também um hino. 

“Essa oração está disponível nas redes sociais, também no site da CNBB, lá na página em que você procura assuntos da comissão episcopal para os ministérios ordenados da vida consagrada. O hino que foi composto especialmente para celebrarmos este terceiro ano vocacional. O hino é possui uma belíssima melodia, e a letra é inspirada no evangelho de São Lucas, no encontro de Jesus com os discípulos de Emaús,” concluiu Dom José Albuquerque.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo