Arquidiocese de Fortaleza

Morre Dom Geraldo Nascimento, bispo auxiliar emérito de Fortaleza

Desde 2016, Dom Geraldo foi membro da fraternidade capuchinha de Juazeiro do Norte (CE), onde exerceu a função de confessor no Santuário São Francisco das Chagas, levando a todos o seu testemunho franciscano de simplicidade e de espírito missionário

Da Redação, com CNBB

Foto: Reprodução CNBB

Morreu, na noite deste domingo, 6, o bispo auxiliar emérito de Fortaleza (CE), Dom Geraldo Nascimento, frei franciscano capuchinho.

Dom Geraldo tinha 86 anos e estava internado em um hospital de Juazeiro do Norte (CE), desde a última terça-feira, 1º, com uma grave infecção pulmonar. Ainda não há informações sobre as exéquias, o velório e o sepultamento.

Trajetória

Dom Geraldo Nascimento é natural de Senador Pompeu (CE), nasceu em 18 de maio de 1936. Assim que terminou o segundo grau, ingressou nos Convento dos Frades Capuchinos e foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1967.

Sua ordenação episcopal, na Catedral do Metropolitana de Fortaleza, ocorreu pelas mãos do Cardeal Aloísio Lorscheider, em 22 de dezembro de 1982.

Como bispo auxiliar de Fortaleza, exerceu diversas funções, entre elas administrador apostólico na vacância após a transferência de Dom Aloísio Lorscheider para a Arquidiocese de Aparecida (SP). Em 1997, se tornou bispo auxiliar emérito. 

A presidência da CNBB enviou nota de condolências ao arcebispo de Fortaleza (CE), Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques. “Nos unimos em oração e em solidariedade a dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, aos familiares e ao povo de Deus desta Igreja Particular, fazendo memória deste nosso irmão. Enviamos o nosso abraço a todos e as nossas orações pelo descanso eterno de Dom Geraldo Nascimento”.

 

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo