Vocações

Lançado o texto-base do 3° Ano Vocacional no Brasil

Lançamento foi após a missa que marcou a abertura do mês vocacional, celebrado em agosto para ajudar toda a Igreja no Brasil a testemunhar o centro da fé cristã

Mauriceia Silva
Da Redação, com informações da CNBB

Foto: CNBB

O mês de agosto é, tradicionalmente, o mês das vocações para a Igreja no Brasil. A abertura, em 2022, foi marcada nesta segunda-feira, 1º, pela missa presidida pelo bispo de Novo Hamburgo (RS), Dom João Francisco Salm, presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Após a missa, foi lançado, oficialmente, o texto base do 3° ano vocacional do Brasil, que tem como tema “Vocação: Graça e Missão”.

A missa foi celebrada na capela Nossa Senhora Aparecida na sede da CNBB em Brasília. Estiveram reunidos representantes de todas as expressões da vocação humana: vida religiosa e consagrada, leigos, famílias, sacerdotes e bispos. 

Em sua homilia, Dom Salm explicou que, neste mês, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB quer retomar as três verdades apontadas pelo Papa Francisco no capítulo 4º da exortação “Christus Vivit”: “Deus nos ama, Cristo está vivo e nos salva”. Para o bispo, a Igreja pode ser um canteiro fecundo e um ecossistema vocacional. Contudo, Dom Salm pediu um reforço na oração à vocação neste mês. “Precisamos descruzar os braços, pedir, reunir as pessoas, formar e dar-lhes oportunidades de conhecer e se encantar com a proposta de Jesus Cristo”, disse.

O subsídio para o Ano Vocacional

“Este é um mês importante para a Igreja do Brasil, mas queremos dizer também que essa celebração marcou e está marcando o lançamento oficial do texto base do ano vocacional.”, anunciou o assessor da CNBB, padre Juarez Albino Destro. 

O Ano Vocacional começará no próximo mês de novembro no dia de Cristo Rei, dia dos cristãos leigos e leigas, e vai até novembro de 2023. “Teremos um ano inteiro para estudar e aprofundar a cultura vocacional. O Tema e o lema estão no texto base, a oração também está lá, o hino, tudo está lá, para que os animadores vocacionais, comecem a se preparar pra chegar em Novembro, sabendo de tudo isso, e aí avançar no ano vocacional animando as vocações em todos os ambientes”. 

Padre Juarez explicou que o texto está dividido em três partes, que aprofunda o tema – “Vocação: Graça e Missão”. No texto é abordado vocação, abordamos o magistério da igreja, os documentos do Concílio Vaticano Segundo, uma chave vocacional, e também o documento de Aparecida, e o próprio  magistério do Papa Francisco”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo