Mosaico com diversas invocações marianas e imagem de Santa Rosa de Lima foram inauguradas no Jardim Vaticano para celebrar laços entre Peru e Santa Sé
Da Redação, com Vatican News

Papa Leão XIV discursando durante inauguração de mosaico mariano e imagem nos Jardins Vaticanos / Foto: IMAGO/Catholic Press Photo via Reuters
Os laços de fé e amizade entre Peru e Santa Sé foram renovados neste sábado, 31, em uma cerimônia marcante nos Jardins Vaticanos. Na presença do Papa Leão XIV, foram inaugurados um mosaico mariano e uma imagem de Santa Rosa de Lima.
Em seu pronunciamento, o Pontífice reafirmou seu carinho pelo povo peruano, agradecendo primeiramente aos artistas que realizaram as obras e a quem tornou possível este evento no “coração verde” do Vaticano, “onde tudo nos fala do Criador e da beleza da criação”.
O Santo Padre recordou que as duas figuras evocadas, a Virgem Maria e a primeira santa latino-americana, remetem ao tema da santidade. Neste sentido, citou a constituição dogmática Lumen gentium e a vocação universal à santidade, encorajando os presentes a serem, com a graça de Deus, testemunho e exemplo dessa santidade no mundo de hoje.
“Amor leal” do Peru ao Papa

Detalhe do mosaico mariano instalado nos Jardins Vaticanos / Foto: Reprodução Reuters
A ideia de retratar em um mosaico a imagem da Virgem Maria ao lado de Santa Rosa de Lima surgiu como uma iniciativa profundamente simbólica e espiritual, fruto do diálogo e da comunhão entre a Santa Sé, a Embaixada do Peru a Conferência Episcopal Peruana, ainda no pontificado do Papa Francisco.
“Este mosaico é mais do que uma obra artística: é uma profissão de fé transformada em imagem e oração. Nele, o Peru oferece à Igreja universal o testemunho de um povo que aprendeu a caminhar de mãos dadas com Maria, confiando em seu amor maternal nos momentos de luz e também nos momentos de provação”, declarou o presidente da presidente da Conferência Episcopal Peruana, Dom Carlos Enrique Garcia Camader.
Diversas invocações marianas estão representadas no mosaico, que tem no centro a Virgem Imaculada. Ao seu redor, estão Nossa Senhora da Porta, da Candelária, das Mercês, de Chapi, do Carmo, de Cocharcas e da Evangelização.
A obra foi confeccionada por oito jovens artistas, proveniente das escolas peruanas “Taller don Bosco”. A imagem de Santa Rosa de Lima, por sua vez, foi criada com o mármore travertino de Huancayo, cujo autor é um jovem escultor da “Sierra del Peru”, Edwin Morales.
“A presença destas imagens nos Jardins do Vaticano é um sinal eloquente da profunda comunhão do Peru com a Igreja universal e do seu amor leal ao Sucessor de Pedro. Esta comunhão é fortalecida pela proximidade de um Papa que sabe ouvir, acolher e reformular, que caminha com o Povo de Deus e cujo coração missionário soube compreender e amar a alma dos nossos povos”, expressou Dom Carlos Enrique Garcia Camader.

Detalhe da imagem de Santa Rosa de Lima instalada nos Jardins Vaticanos / Foto: Reprodução Reuters




