O VIDEO DO PAPA

Leão XIV pede orações pelos cristãos em contextos de conflito

No “O Vídeo do Papa” de dezembro, Leão XIV recorda cristãos que sofrem com a guerra: “que possam ser sementes de paz, reconciliação e esperança”

Da Redação, com O Vídeo do Papa

Às vésperas da primeira viagem apostólica do Papa Leão XIV, com destino à Turquia e ao Líbano, foram divulgadas as intenções de oração do Pontífice para dezembro deste ano. No “O Vídeo do Papa” deste mês, o Santo Padre convida os fiéis a rezarem pelos cristãos em contextos de conflito.

“Rezemos para que os cristãos que vivem em contextos de guerra ou de conflito, especialmente no Oriente Médio, possam ser sementes de paz, reconciliação e esperança”, reza Leão XIV no início do vídeo. “Mesmo cercados pela dor, que nunca deixem de sentir a gentil bondade da Tua presença e as orações de seus irmãos e irmãs na fé”, acrescenta.

Segundo o Relatório de Liberdade Religiosa no Mundo de 2025, publicado pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), o número dos conflitos em diferentes regiões do Oriente Médio e as condições socioeconômicas expõem as minorias religiosas, particularmente os cristãos, a uma condição de extrema vulnerabilidade.

No Líbano, destino do Papa entre 30 de novembro e 2 de dezembro, a grave crise econômica obrigou uma enorme quantidade de pessoas a fugirem, esvaziando paróquias e escolas. Apesar das dificuldades no país e também em seus vizinhos, pequenas comunidades continuam a resistir, guardando a fé, servindo aos pobres e construindo pontes de convivência com pessoas de outras religiões.

Preocupação constante do Papa

“As condições dos cristiãos nos contextos de conflito é uma preocupação constante no coração do Sucessor de Pedro”, recorda o diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, padre Cristóbal Fones. “Nos últimos anos, o Papa Francisco havia confiado muitas vezes à oração da Igreja universal o sofrimento e o testemunho dos cristãos que vivem em situações e contextos difíceis”, salienta o sacerdote, citando as intenções de oração de março de 2017, novembro de 2019, janeiro de 2022 e março de 2024.

Leão XIV retoma esta herança, sinaliza padre Fones. “O seu convite de oração é um gesto de proximidade e de esperança: um modo para dizer aos cristãos da Palestina, Líbano, Síria, Iraque e de tantos outros países que não estão esquecidos, que a Igreja universal caminha com eles, mas também para recordar a todos nós que a fé cresce mesmo em meio às provações e dificuldades, e que das comunidades feridas podem nascer sementes de reconciliação e de paz”, manifesta o sacerdote.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo