AGRADECIMENTO

Papa Francisco expressa sua gratidão ao povo francês

As autoridades locais estimam que estavam presentes na Missa, no Estádio Vélodrome, cerca de 50.000 fiéis, e que cerca de 100.000 pessoas estavam presentes

Da Redação, com Vatican News

Momento do ofertório durante a Santa Missa com o Papa Francisco em Marselha / Foto: Reprodução Vatican Media

Ao final da Missa, o Santo Padre dirigiu seus agradecimentos aos mais de 50 mil peregrinos que acompanharam a celebração eucarística no último dia de sua visita à cidade francesa.

Francisco expressou a sua gratidão pelo caloroso acolhimento que recebeu, bem como por todo o trabalho e os preparativos realizados: “agradeço ao Senhor Presidente da República e, através dele, dirijo uma saudação cordial a todos os franceses e francesas”.

O Papa também se dirigiu a toda a Igreja marselhesa, e disse abraçar suas comunidades paroquiais e religiosas, as suas numerosas instituições escolares e as suas obras sociocaritativas. “Esta Arquidiocese foi a primeira, no mundo, a ser consagrada ao Coração de Jesus: em 1720, durante uma epidemia de peste. Nas vossas fibras, está inscrita a possibilidade de serdes sinais da ternura de Deus, inclusive na atual ‘epidemia da indiferença’, obrigado pelo vosso amável e decidido serviço, que testemunha a proximidade e a compaixão do Senhor”, ressaltou o Pontífice.

O Santo Padre saudou de maneira particular, os fiéis vindos de Nice, que sobreviveram ao terrível atentado de 14 de julho de 2016. “Recordamos com uma oração quantos perderam a vida naquela tragédia e em todos os atos terroristas perpetrados em França e no mundo inteiro”.

Francisco convidou todos a rezarem pela paz, recordando-se da Ucrânia: “não nos cansemos de rezar pela paz nas regiões devastadas pela guerra, especialmente pelo martirizado povo ucraniano”.
O Papa ainda dirigiu uma saudação repleta de carinho aos doentes, às crianças e aos idosos: “faço menção especial também das pessoas em dificuldade e todos os trabalhadores desta cidade. No porto de Marselha, trabalhou Jacques Loew, o primeiro padre operário da França” recordou o Pontífice, evidenciando que a dignidade dos trabalhadores deve ser respeitada, promovida e tutelada.

Por fim o Santo Padre disse que levará em seu coração os encontros destes dias. “Que Notre Dame de la Garde vele sobre esta cidade, mosaico de esperança, sobre todas as suas famílias e sobre cada um de vós!”, e finalizou pedindo, no idioma francês, o seu costumeiro pedido: “Por favor, não vos esqueçais de rezar por mim”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo