DESPEDIDA

Papa Francisco se despede de Marselha, cidade no sul da França

A visita de dois dias do Papa Francisco à cidade no sul da França foi concluída no final da tarde deste sábado. Antes da partida, a cerimônia de despedida

Da Redação, com Vatican News

França, Marselha, 23/09/2023.Papa Francisco cumprimenta o presidente francês Emmanuel Macron e sua esposa Brigitte Macron após cerimônia de despedida no aeroporto de Marselha, Marselha, sul da França / Foto: de Vatican Media – Catholic Press Photo (Foto de VATICAN MEDIA / ipa-agency .net/IPA/Sipa EUA).

A Missa presidida pelo Papa Francisco no Estádio Vélodrome no meio da tarde foi a última atividade pública da sua curta visita a Marselha onde, pela manhã, foram concluídos os trabalhos dos Encontros Mediterrâneos, iniciativa que levou o Pontífice à cidade francesa.

Concluída a Celebração Eucarística, o Papa regressou à sacristia para deixar as vestes litúrgicas aproximadamente às 17h45. Após meia hora, o traslado de carro ao Aeroporto Internacional de Marselha, a pouco mais de 28 km de distância.

No aeroporto, Francisco foi recebido em frente ao pavilhão de honra pelo presidente da República Emmanuel Macron e sua esposa e untos foram ao salão Hélène Boucher para um encontro privado que durou alguns minutos. No final, o Papa e Macron passaram pela Guarda de Honra dirigindo-se lado a lado até o avião, saudando as delegações presentes. O Papa foi o último a embarcar no avião da ITA Airways, que decolou às 19h28 com destino ao aeroporto Roma-Fiumicino.

Mesmo com a brevidade do voo, está prevista a habitual coletiva de imprensa com jornalistas. Imediatamente após chegar ao Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci, Francisco retornará ao Vaticano.

Voltam à mente, as últimas palavras dirigidas ao Papa pelo arcebispo de Marselha, cardeal Jean-Marc Aveline, no final da Missa no estádio: “Obrigado, Santo Padre! Marselha, e com ela toda a França, nunca mais esquecerá o imenso presente que nos deste.” E a gratidão de Francisco pela “calorosa acolhida” recebida: “Queridos irmãos e irmãs, levarei no coração os encontros destes dias”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo