Oração pela Paz

Papa: "Com o fogo do amor, derreter o gelo das guerras"

Último compromisso público do Pontífice na Bulgária foi um encontro com expoentes de várias confissões religiosas em prol da paz

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco, juntamente com representantes de outras religiões, em evento pela paz, na Bulgária./ Foto: Vatican Media

O Papa Francisco se despediu na tarde desta segunda-feira, 6, do povo búlgaro na Praça Independência, no centro da capital, Sófia. O último compromisso público do Pontífice foi um encontro com expoentes de várias confissões religiosas em prol da paz.

Juntos, num palco, acenderam um círio e seis velas representando as religiões presentes, e ao som do Cântico das Criaturas, e diante de uma oliveira e de muitas rosas, símbolo da Bulgária, rezaram a oração de São Francisco. Ortodoxos, judeus, protestantes, armênios, muçulmanos e católicos fizeram suas preces e em seguida, ouviram a mensagem do Santo Padre.

Saiba mais
.: Todas as matérias da Visita do Papa à Bulgária e à Macedônia

Inspirado em São Francisco, cujo amor o levou a ser um autêntico construtor da paz, o Papa recordou que construí-la é um trabalho: dom e tarefa, presente e esforço constante e diário para que haja uma cultura onde também a paz seja um direito fundamental.

“A paz exige e pede-nos para fazermos do diálogo um caminho, da colaboração comum a nossa conduta, do conhecimento mútuo o método e o critério, para nos encontrarmos naquilo que nos une, respeitarmo-nos naquilo que nos separa, e encorajarmo-nos a olhar o futuro como um espaço de oportunidades e dignidade, especialmente para as gerações vindouras”.

Derreter o gelo das guerras

Situando suas palavras no lugar escolhido para este evento, as ruínas da antiga Serdika, Francisco lembrou que durante séculos, os búlgaros de Sófia pertencentes a vários grupos culturais e religiosos ali se reuniam para se encontrar e dialogar.

Testemunho de Paz

O desejo de paz manifestado pelo Papa se espalhou naquele momento por toda a terra:

“Nas nossas famílias, em cada um de nós e, de modo especial, naqueles lugares onde tantas vozes foram silenciadas pela guerra, sufocadas pela indiferença e ignoradas pela cumplicidade esmagadora de grupos de interesses. Que todos cooperem para a realização desta aspiração: os expoentes das religiões, da política, da cultura”.

O Papa terminou a mensagem com os votos expressos no sonho do Papa São João XXIII: uma terra onde a paz seja de casa.

“Adotemos o seu desejo e, com a nossa vida, digamos: Pacem in terris! Paz, na terra, a todos os homens amados pelo Senhor!”

Viagem Apostólica

Nesta terça-feira, 7, o Papa seguirá de Sófia, na Bulgária, em um vôo, para a cidade de Skopje, na Macedônia do Norte. Será a primeira visita de um pontífice ao país. 

Os compromissos incluem uma visita ao Memorial dedicado a Madre Teresa, uma Missa na Praçaa Macedônia, um encontro ecumênico e inter-religioso com jovens, e também com autoridades civis e religiosas. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo