Viagem Apostólica

Papa se reúne com comunidade católica na Bulgária

Católicos no país somam 1% da população

Denise Claro
Da redação

Papa se encontrou com a comunidade católica da Bulgária, nesta segunda-feira, 6./ Foto: Vatican Media

O Papa Francisco esteve, na tarde desta segunda-feira, 6, na Paróquia de São Miguel Arcanjo, na cidade de Rakovsky, na Bulgária, para o encontro com a Comunidade Católica.

O encontro aconteceu às 15h30 (9h30 em Brasília), e reuniu os católicos da região. No país, os católicos somam 1% da população total, e vivem em sua maioria na cidade de Rakovsky. O encontro foi marcado por uma recepção calorosa, com danças e testemunhos.

Em seu discurso, o Papa agradeceu ao povo por tê-lo ajudado a ‘ver melhor e compreender um pouco mais o motivo pelo qual esta terra foi tão amada e significativa para São João XXIII’:

“No vosso meio, germinou uma forte amizade com os irmãos ortodoxos e isso impeliu-o por uma estrada capaz de gerar a tão suspirada e frágil fraternidade entre as pessoas e as comunidades. Ver com os olhos da fé.”

Saiba mais
.: Todas as matérias da Visita do Papa à Bulgária e à Macedônia

Francisco recordou as palavras do ‘Papa bom’, que soube sintonizar de tal modo o seu coração com o Senhor, que pôde dizer que não estava de acordo com as pessoas que ao redor de si mesmas só viam mal, chamando-as profetas da desgraça. Segundo ele, era preciso ter confiança na Providência, que nos acompanha continuamente e, no meio das adversidades, é capaz de realizar desígnios superiores e inesperados (cf. Discurso de abertura do Concílio Vaticano II, 11 de outubro de 1962).

“Os homens de Deus são aqueles que aprenderam a ver, confiar, descobrir e deixar-se guiar pela força da ressurreição. Reconhecem – é verdade! – que existem situações ou momentos dolorosos e particularmente injustos, mas não ficam ociosos, assustados ou, pior ainda, alimentando um clima de incredulidade, mal-estar ou aborrecimento, porque isto nada mais faz do que prejudicar a alma, debilitando a esperança e impedindo qualquer solução possível. Os homens e as mulheres de Deus são aqueles que têm a coragem de dar o primeiro passo e, com criatividade, procuram colocar-se na linha da frente, testemunhando que o Amor não está morto, mas venceu todos os obstáculos. Arriscam, pois aprenderam que, em Jesus, arriscou o próprio Deus. Arriscou a própria carne, para que ninguém pudesse sentir-se sozinho ou abandonado.”

Em seguida Francisco falou sobre a necessidade da convivência como experiência de vida recordando que toda a pessoa é filho de Deus:

“Para amar alguém, não é preciso pedir-lhe o seu currículo; o amor precede, antecipa-se. Porque é gratuito”, devemos ver com os olhos da fé não colar etiquetas pois “Quem ama, não perde tempo em lamentos, mas procura sempre algo de concreto que possa fazer”.

O Pontífice recordou mais uma vez João XXIII que dizia: “Nunca conheci um pessimista que tenha concluído algo de bom” “O Senhor é o primeiro a não ser pessimista e procura continuamente abrir, para todos nós, caminhos de Ressurreição. Como é belo quando as nossas comunidades lembram um canteiro de obras de esperança!”

Vida em Comunidade

Francisco lembrou que para adquirir o olhar de Deus, um precisa do outro:

“Precisamos uns dos outros, precisamos que nos ensinem a olhar e sentir como Jesus olha e sente”. Para isso, “a paróquia transforma-se numa casa no meio de todas as casas e é capaz de tornar presente o Senhor precisamente lá onde cada família, cada pessoa procura diariamente ganhar o seu pão”.

O Papa afirmou que é na vida paroquial que o pastor se encontra com sua comunidade, o povo de Deus agradece ao seu pastor. “Sem o seu povo, o sacerdote perde a identidade, e, sem os seus pastores, o povo pode fragmentar-se. (…) Cada qual dedica a sua própria vida aos outros. Ninguém pode viver apenas para si mesmo; vivemos para os outros”.

Traduzir a fé aos jovens

Ao falar sobre testemunhar a fé ao mundo de hoje, Francisco disse que trazia uma incumbência a todos, explicando que na fé todos são filhos dos irmãos Cirilo e Metódio, homens santos e com grandes sonhos que “convenceram-se de que a forma mais autêntica para falar com Deus era fazê-lo na sua própria língua. Isto deu-lhes a audácia necessária para se decidirem a traduzir a Bíblia, a fim de ninguém ficar privado da Palavra que dá vida”.

O Papa afirmou que hoje também a Igreja na Bulgária deve ser criativa em ‘traduzir’ o amor de Deus, de maneira concreta e compreensível às gerações jovens: “Uma grande tentação enfrentada pelas novas gerações é a falta de raízes que as sustentem, levando-as ao desenraizamento e a uma grande solidão”.

Encorajamento

“Não tenhamos medo de aceitar novos desafios, desde que nos esforcemos com todos os meios por fazer com que o nosso povo não fique privado da luz e consolação que brotam da amizade com Jesus, não fique privado duma comunidade de fé que o sustente e de um horizonte sempre estimulante e renovador que lhe dê sentido e vida”

Em seguida o Papa recordou que “as páginas mais belas da vida da Igreja foram escritas quando, com criatividade, o Povo de Deus se colocava em movimento procurando traduzir o amor de Deus em cada momento da história, com os desafios que pouco a pouco ia encontrando”.

Por fim o Papa concluiu: “Não cansem de ser uma Igreja que continua a gerar, por entre contradições, amarguras e necessidades, os filhos de que esta terra precisa hoje, nos começos do século XXI, mantendo um ouvido atento ao Evangelho, e o outro ao coração do seu povo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo