Resumo

Viagem do Papa à Hungria e Eslováquia: reveja mensagens de Francisco

Com cordialidade de chefe de estado e proximidade de pastor, viagem do Papa durou quatro dias, com programação intensa

Da Redação

O Papa Francisco concluiu nesta quarta-feira, 15, a 34ᵃ viagem internacional de seu pontificado. Os destinos foram Budapeste, capital da Hungria, e Eslováquia, ambos países europeus. Em quatro dias – 12 a 15 de setembro – um conjunto de discursos e homilias, que somados a gestos e expressões marcaram não só húngaros e eslovacos, mas quem quer que acompanhou passo a passo do Pontífice.

Acesse
.: Notícias sobre a viagem do Papa à Hungria e Eslováquia

Na capital húngara, Francisco participou do encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional, mas não só. Esteve com autoridades civis, com os bispos e com o Conselho Ecumênico das Igrejas.

Na Eslováquia, também presente o ecumenismo, além do encontro com as autoridades, a proximidade aos judeus e ciganos e o encorajamento aos jovens. Confira, abaixo, um resumo da viagem:

Na chegada à Hungria, a reunião com as autoridades

Foto: ABACA via Reuters

A cordialidade marcou o encontro do Papa Francisco com o presidente da República da Hungria, o primeiro-ministro e o vice primeiro-ministro. Aqui não houve um discurso formal do Papa, mas um diálogo que abordou alguns temas como o papel da Igreja no país, o esforço com a preservação do meio ambiente, a defesa e promoção da família. Leia mais.

Três orientações aos bispos da Hungria

Foto: ABACA via Reuters

Francisco reuniu-se com a Conferência Episcopal da Hungria deixando três indicações centrais: que os bispos sejam anunciadores do Evangelho, testemunhas de fraternidade e construtores de esperança. Leia mais.

Encontro com o Conselho Ecumênico das Igrejas e algumas comunidades judaicas

Foto: ABACA via Reuters

Dar às vozes eco de esperança e de paz foi o pedido do Papa nessa ocasião. Ele falou sobre os esforços pela unidade, fraternidade e tolerância. Leia mais.

Congresso Eucarístico Internacional

Foto: REUTERS/Remo Casilli

“E vós, quem dizeis que Eu sou?”. Essa pergunta de Jesus aos discípulos foi o ponto de partida da homilia do Papa Francisco na Missa de encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional. O Papa frisou que a Eucaristia recorda quem é Deus, Pão partido, Amor crucificado e doado. Leia mais.

Na oração do Angelus, a gratidão do Papa

Foto: Reprodução Youtube Vatican News

Domingo, como de costume, Francisco rezou o Angelus com os fiéis ao final da celebração eucarística. Lembrando que Eucaristia significa “ação de graças”, deixou seu agradecimento aos cristãos húngaros e todos que o acolheram. Leia mais.

Na chegada à Eslováquia, encontro ecumênico

Foto: Reprodução Youtube Vatican News

O Papa ficou contente por seu primeiro compromisso na Eslováquia ter sido um encontro ecumênico. “Constitui um sinal de que a fé cristã é – e quer ser – neste país semente de unidade e fermento de fraternidade”, explicou. Leia mais.

Encontro com autoridades eslovacas

Foto: REUTERS/Remo Casilli

Às autoridades, sociedade civil e corpo diplomático da Eslováquia, o Papa destacou duas expressões da hospitalidade eslava: o pão e o sal. A partir de tais expressões, falou sobre partilha e o sabor da solidariedade, além do papel central dos jovens no futuro do país. Leia mais.

Palavras de incentivo à Igreja na Eslováquia

Foto: REUTERS/Remo Casilli

Na Catedral de São Martinho, na capital Bratislava, Papa Francisco reuniu-se com os bispos, sacerdotes, religiosos, seminaristas e catequistas. No discurso, indicou com três palavras o que se espera da Igreja: liberdade, criatividade e diálogo. Leia mais.

A assinatura no Livro de Honra, no Palácio Presidencial

Foto: Reprodução Vatican News

“Peregrino em Bratislava, abraço com afeto o povo eslovaco e rezo por este país de raízes antigas e com rosto jovem, para que seja uma mensagem de fraternidade e de paz no coração da Europa”. Essa foi a mensagem que o Papa deixou ao assinar o Livro de Honra, no Salão de Ouro do Palácio Presidencial em Bratislava. Leia mais.

A proximidade aos judeus eslovacos: “não” ao antissemitismo

Foto: REUTERS/Remo Casilli

Um dos momentos tocantes da viagem foi o encontro com a comunidade judaica na Praça Rybné námestie, na capital Bratislava, símbolo do sofrimento dos judeus eslovacos no século XX. Ocasião em que Francisco reiterou a condenação a todo tipo de violência e forma de antissemitismo. Leia mais.

Nos passos de São Francisco, o Francisco Papa próximo aos pobres

Foto: REUTERS/Remo Casilli

Na programação da viagem, o Papa quis incluir uma visita ao Centro Belém, administrado pelas Missionárias da Caridade, para encontrar os pobres ali assistidos e conhecer o apostolado das irmãs. Um momento de emoção, alegria, familiaridade e solidariedade. Leia mais.

Papa recebe o premier e o presidente do parlamento da Eslováquia

oito anos de pontificado

Foto de Arquivo /Foto: Daniel Ibanez – CNA

Fechando seu dia de atividades na segunda-feira, 13, o Santo Padre recebeu na Nunciatura Apostólica em Bratislava o presidente do Parlamento e sucessivamente o primeiro ministro, acompanhados pelos respectivos familiares. Leia mais.

Celebração em rito bizantino

Foto: REUTERS/Radovan Stoklasa

Um dos momentos bastante significativos da visita papal à Eslováquia foi a celebração da Divina Liturgia Bizantina de São João Crisóstomo, presidida pelo Papa. No dia em que a Igreja celebrou a Exaltação da Santa Cruz, Francisco destacou que um cristianismo sem cruz é mundano e se torna estéril. Leia mais.

À comunidade cigana: mensagem de acolhimento e integração

Foto: REUTERS/Remo Casilli

Na cidade de Košice, o Papa visitou a Comunidade Rom, no bairro Luník IX, localizado na periferia da cidade e que reúne cerca de cinco mil pessoas de origem cigana, submetidas a uma condição de degradação e pobreza. Francisco fez um discurso enfático em defesa do diálogo e da integração, contrapondo o preconceito. Leia mais.

Encorajamento aos jovens

Foto: REUTERS/Remo Casilli

O amor é o maior sonho da vida, mas custa; é lindo, mas não é fácil. Essas foram algumas palavras do Papa no encontro com os jovens. O pedido de Francisco foi que eles não banalizem o amor: “o amor é fidelidade, dom, responsabilidade”. Leia mais.

Oração com os bispos eslovacos

Foto: REUTERS / David Cerny

O Papa Francisco teve um encontro privado com os bispos da Eslováquia para um momento de oração. O encontro foi antes da Missa no Santuário de Nossa Senhora das Sete Dores, a padroeira nacional do país. A celebração eucarística foi o último compromisso da viagem apostólica. Leia mais

Antes da despedida, a Missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora das Dores

Foto: IPA/ABACA via Reuters

O último compromisso do Papa na Eslováquia foi a celebração da Missa na Esplanada do Santuário Nacional de Nossa Senhora das Dores, em Šaštin, na Eslováquia, na manhã desta quarta-feira, 15. Maria esteve no centro da homilia de Francisco. Leia mais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo