Hungria

Família e meio ambiente: temas do encontro do Papa com autoridades

Encontro aconteceu logo após a chegada de Francisco a Budapeste, na Hungria, na manhã deste domingo, 12

Da redação, com Vatican News

Papa durante encontro com as autoridades húngaras /Foto: ABACA via Reuters

Um encontro realizado em um “ambiente cordial”. Em um comunicado, a Sala de Imprensa da Santa Sé assim definiu o encontro na manhã deste domingo, 12, do Papa Francisco com o presidente da República da Hungria, com o primeiro-ministro e o com o vice primeiro-ministro. O encontro “decorreu de acordo com o programa previsto, em um ambiente cordial, e terminou às 9h25.”

Estavam presentes o secretário de Estado, cardeal Parolin, e o secretário para as Relações com os Estados, Dom Paul Richard Gallagher. “Entre os vários temas tratados, o papel da Igreja no país, o esforço com a preservação do meio ambiente, a defesa e promoção da família.”

O encontro foi seguido pela troca de presentes. Francisco presenteou o presidente Áder com um mosaico representando a “Bênção papal na Praça de São Pedro”. A pintura a óleo de Ippolito Caffi foi executada em meados do século XIX e agora preservada no Museu de Roma. O primeiro-ministro Orbán, por sua vez, foi presenteado pelo Pontífice com um Tríptico.

O encontro privado do Pontífice com o presidente da República, János Áder, o primeiro ministro Viktor Orbán e o vice primeiro-ministro foi realizado na Sala Românica do Museu das Belas Artes – localizado na Praça dos Herois, centro de Budapeste – logo após o Papa ter deixado o Aeroporto Internacional, distante pouco mais de 22 km.

O presidente da República da Hungria

János Áder nasceu em Csoma (noroeste da Hungria), em 1959. Formou-se em Direito pela Universidade de Loránd Eötvös, em Budapeste, em 1983. Trabalhou no Instituto de Pesquisa Sociológica da Academia de Ciências da Hungria de 1986 a 1990.

Leia também
.: Cardeal sobre viagem do Papa a Budapeste: um sinal de esperança

Ingressou no Partido Fidesz – União Cívica Húngara em 1988. Ele é o representante Fidesz da Assembleia Nacional de 1990 a 2009; relator da Assembleia Nacional no tempo do primeiro governo de Orbán de 1998 a 2002; presidente da Fidesz de 2002 a 2003; presidente da Assembleia Nacional durante todo o ciclo parlamentar 2006-2010; membro do Parlamento Europeu de 2009 a 2012, ano em que foi eleito presidente da República. Áder é casado e tem 4 filhos.

O primeiro-ministro da República da Hungria

Viktor Orbán nasceu em Székesfehérvár, em 1963. Formou-se na Faculdade de Direito Loránd Eötvös University, Budapeste, em 1987. Em 1988 fundou o movimento estudantil reformador conhecido como “Aliança dos Jovens Democratas”, hoje Fidesz – União Cívica Húngara, partido nacional conservador.

Ele foi eleito para o Parlamento em 1990 e em 1998 foi nomeado primeiro-ministro pela primeira vez. Foi reeleito para o cargo de chefe de governo em 2010, 2014 e 2018. Orban é casado com Aniko Levai e tem cinco filhos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo