Na Eslováquia

Papa visita religiosas e assistidos pelo Centro Belém, em Bratislava

Foi o próprio Pontífice que expressou o desejo de ir até o local para encontrar os pobres ali assistidos e conhecer o apostolado das irmãs

Da redação, com Vatican News

Papa durante visita ao Centro Belém/ Foto: REUTERS/Remo Casilli

Emoção, alegria, familiaridade e solidariedade. Depois do almoço e descanso na Nunciatura Apostólica, o Papa dirigiu-se nesta segunda-feira, 13, à periferia de Bratislava. Francisco foi especificamente ao Centro Belém, administrado pelas Missionárias da Caridade. Foi o próprio Santo Padre que expressou o desejo de ir até o local para encontrar os pobres ali assistidos e conhecer o apostolado das irmãs.

Acesse
.: Notícias sobre a viagem do Papa à Hungria e Eslováquia

O Pontífice foi recebido pela Superiora no pátio às 16h10 (hora local). Ele foi saudado pelas religiosas presentes, de quem recebeu uma guirlanda azul. Antes de conhecer a estrutura, dirigiu algumas palavras de agradecimento e encorajamento aos presentes, dizendo estar contente pela visita, enquanto padre Juraj Vittek fazia a tradução para o eslovaco:

“Boa tarde a todos vocês. Estou contente em visitá-los, de estar entre vocês. Estou muito contente! Obrigado por me receberem. Agradeço muito as irmãs, o trabalho que fazem, trabalho de acolhida, de ajuda, de acompanhamento. Muito obrigado. Mas também agradeço aos pais, às mães que estão aqui com os jovens, e agradeço a todos os jovens aqui presente neste momento. E também o Senhor está conosco. Quando estamos juntos, assim felizes, o Senhor está conosco. Ele também está conosco quando estamos em momento de provação. Nunca nos abandona. O Senhor sempre está próximo de nós. Podemos vê-lo, podemos não vê-lo, mas sempre nos acompanha no caminho da vida. Não se esqueçam disso, sobretudo nos momentos difíceis. Muito obrigado, muito obrigado!”.

Visita

Guiado pela Superiora, o Papa conheceu o Centro. Enquanto isso, do lado de fora, uma pequena orquestra e coral das crianças animava a visita. Francisco saiu depois alguns minutos, quando então deu atenção a uma Missionária da Caridade cadeirante.

Dos microfones instalados no pátio, convidou os presentes a rezar uma Ave Maria e concedeu a sua Bênção a todos. No pátio também estavam colaboradores leigos que ajudam as irmãs, sacerdotes que trabalham regularmente no centro, alguns franciscanos, cadeirantes e famílias pobres de fora.

Para marcar a visita, o Santo Padre entregou às irmãs um quadro de Nossa Senhora com o Menino Jesus em porcelanato. Em um momento de forte emoção, caminhou entre os presentes saudando e abençoando as crianças, suas famílias e os doentes. Francisco deixou o Centro às 16h38, dirigindo-se à Praça Rybné námestie para o encontro com a Comunidade Judaica.

O Centro Belém

O Centro Belém das Missionárias da Caridade está localizado no distrito de Petržalka. Construído pelos comunistas nos anos 70-80, passou a ser chamado nos anos 90 de Bronx Eslovaco, devido à circulação de drogas e à violência. Hoje, no entanto, a situação mudou, e não obstante os grandes conglomerados e a quantidades de moradores com dificuldades, é bom lugar de se viver, afirmou ao Vatican News o padre Juraj.

Ali, há mais de vinte anos, a comunidade internacional das religiosas de Madre Teresa de Calcutá, cuida dos sem-teto, dos desamparados, das pessoas necessitadas de ajuda e sobretudo dos enfermos.

A estrutura, uma pequena construção de dois andares, que já foi um jardim de infância, oferece um leito para dormir, refeições quentes e banheiros. No térreo, são atendidas as necessidades essenciais e há espaço para pernoites breves. No andar superior, um quarto está reservado para internações prolongadas ou para enfermos graves. Ao lado, há uma capela dedicada ao Imaculado Coração de Maria.

Graças à generosidade do povo, as irmãs conseguem garantir assistência, roupas e bens essenciais a quem vive na rua e bate à sua porta.

Perto do Centro está a Igreja paroquial da Sagrada Família, consagrada, em 2005 após a visita de São João Paulo II, que em 2003 beatificou dois mártires do comunismo: Irmã Zdenka Schelingova e o bispo greco-católico Vasil Hopko. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo