Missas e canonização

Vaticano divulga celebrações com o Papa em janeiro e fevereiro

Além do Domingo da Palavra de Deus, em 21 de janeiro, calendário inclui celebrações tradicionais, como a conversão de São Paulo Apóstolo

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Papa Francisco durante celebração na Basílica de São Pedro / Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane

O Vaticano divulgou nesta terça-feira, 9, o calendário de celebrações que serão presididas pelo Papa Francisco nos meses de janeiro e fevereiro. A primeira delas é a Missa por ocasião do Domingo da Palavra de Deus, em 21 de janeiro, na Basílica de São Pedro, às 9h30 (hora local).

A data foi instituída pelo Pontífice em setembro de 2019. “Estabeleço que o III Domingo do Tempo Comum seja dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus”, escreveu Francisco na carta apostólica que instituiu a celebração. No Brasil, com autorização da Santa Sé, o Domingo da Palavra de Deus tem sua ênfase em setembro, quando já é celebrado tradicionalmente o mês da Bíblia.

Já no dia 25 de janeiro, Francisco presidirá a tradicional celebração da conversão de São Paulo Apóstolo. A celebração das Segundas Vésperas será na Basílica de São Paulo Fora dos Muros às 17h30 (hora local), marcando o encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

Celebrações em fevereiro

Dando início ao mês de fevereiro, o Pontífice celebra, no dia 2, a Missa com os membros dos Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica. A ocasião é a Festa da Apresentação do Senhor, quando a Igreja celebra o Dia da Vida Consagrada. A missa será às 17h30 (hora local) na Basílica de São Pedro.

Para o dia 11 de fevereiro, está programada a Missa com canonização da Beata Maria Antonia di San Giuseppe de Paz y Figueroa, religiosa argentina que foi beatificada por Francisco em 2016. A celebração será na Basílica de São Pedro, às 9h30 (hora local).

No dia 14 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas, Francisco presidirá a Santa Missa com a bênção e imposição das cinzas. Antes da missa, a tradicional procissão penitencial, que sairá da Igreja de Santo Anselmo, às 16h30, rumo à Basílica de Santa Sabina, com chegada prevista para as 17h, tudo no horário local.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo