ANGELUS

Papa: "no Batismo, Deus se torna íntimo de nós e não nos deixa mais”

Ao rezar o Angelus, Francisco recordou a Festa do Batismo do Senhor e ressaltou a importância do sacramento pelo qual o cristão se torna filho de Deus

Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco fala aos fiéis reunidos na Praça São Pedro / Foto: Vatican Media/­Handout via REUTERS

Como de costume, o Papa Francisco rezou o Angelus neste domingo, 7, junto aos fiéis reunidos na Praça São Pedro. Suas reflexões se concentraram na Festa do Batismo do Senhor, celebrada no Vaticano e em outros países neste dia (no Brasil, ela será celebrada na segunda-feira, 8, encerrando o Tempo do Natal).

Ao enfatizar a importância do sacramento do Batismo para os cristãos, o Pontífice apontou para o ato realizado por João Batista no rio Jordão. Um rito de purificação, que significa o compromisso de deixar o pecado e se converter.

“O povo vai para ser batizado com humildade, com sinceridade, com a alma e os pés descobertos”, afirmou o Santo Padre, “e Jesus também vai, inaugurando seu ministério, e mostra que deseja estar perto dos pecadores, que veio para eles, para nós, para todos nós”, completou.

“No Batismo, Deus vem a nós”

O episódio do Batismo de Jesus, narrado no Evangelho de São Marcos (cf. Mc 1,7-11), apresenta alguns fatos extraordinários. Francisco apontou para a fala de João Batista, que reconhece publicamente Jesus, afirmando que seu primo “batizará no Espírito Santo”, e na sequência abre-se o céu e o próprio Espírito Santo desce sobre Jesus como uma pomba. Por fim, do alto, a voz do Pai proclama: “Tu és o meu Filho, o Amado: em ti pus a minha confiança”.

“Tudo isso, se por um lado nos revela que Jesus é o Filho de Deus, por outro nos fala do nosso Batismo, que nos tornou filhos de Deus”, declarou o Papa. “No Batismo Deus vem a nós, Ele purifica e cura nossos corações, faz de nós seus filhos para sempre, seu povo e sua família, herdeiros do Paraíso. Deus se torna íntimo de nós e não nos deixa mais”, concluiu.

Diante disso, o Pontífice sinalizou ainda a importância de recordar o próprio Batismo e sua data. “Se não se lembram, quando voltarem para casa, procurem saber para que nunca mais se esqueçam, porque é um novo aniversário, porque com o Batismo vocês nasceram para a vida de Graça”, exortou, convidando todos a também agradecerem a Deus por todos aqueles que se esforçaram para que cada fiel recebesse o sacramento.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo