Tweet do Papa no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil pede esforços das instituições para proteger os menores
Da Redação
O Papa Francisco renovou seu apelo em prol da proteção dos menores por ocasião do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado nesta sexta-feira, 12. O Santo Padre recordou a data deixando uma mensagem em sua conta no twitter – @Pontifex_pt.
“Muitas crianças são obrigadas a trabalhos inadequados para sua idade, que as privam de sua infância e colocam em risco seu desenvolvimento integral. Faço apelo às instituições para que realizem todo esforço para proteger os menores. #NoChildLabourDay”, escreveu o Papa.
Na quarta-feira, 10, após a audiência geral, o Santo Padre já havia feito um apelo tendo em vista esta realidade, destacando que o trabalho infantil priva meninos e meninas de sua infância. “Faço um apelo às instituições para que façam todos os esforços para proteger os menores, preenchendo as lacunas econômicas e sociais que estão na base da dinâmica distorcida em que eles infelizmente estão envolvidos. As crianças são o futuro da família humana: todos temos a tarefa de promover seu crescimento, saúde e serenidade!”, disse na ocasião.
O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002. A proposta é conscientizar a sociedade, trabalhadores, empregadores e governos do mundo todo contra o trabalho infantil.
Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o trabalho infantil envolve 150 milhões de crianças de 5 a 14 anos.