Audiência Geral

Terremoto na Indonésia, Copa, Ucrânia: apelos do Papa após a catequese

Francisco fez novo apelo pela paz no mundo; também manifestou solidariedade à Indonésia após terremoto e deixou uma saudação por ocasião da Copa

Da Redação

Papa Francisco na audiência geral / Foto; Reprodução Reuters

Uma renovada oração pela paz no mundo, em especial na Ucrânia, que recordará, no próximo sábado, outro episódio triste de sua história: o genocídio de Holodomor. Também a proximidade à Indonésia, atingida por novo terremoto. Após a catequese desta quarta-feira, 23, o Papa Francisco se dedicou a mencionar alguns acontecimentos em âmbito internacional, deixando seus apelos e saudações.

“Nos dias passados, a Ilha de Java, na Indonésia, foi atingida por um forte terremoto. Exprimo a minha proximidade àquela querida população e rezo pelos mortos e pelos feridos”, disse.

Saudação à Copa

Francisco também mencionou a Copa do Mundo que está em andamento no Qatar. Destacou seus votos de que o evento favoreça a fraternidade entre as nações.

“Desejo enviar a minha saudação aos jogadores, torcedores e aos espectadores que seguem, dos vários continentes, o campeonato mundial de futebol, que está acontecendo no Qatar. Possa este importante evento ser ocasião de encontro e de harmonia entre as nações, favorecendo a fraternidade e a paz entre os povos”.

Apelos pela paz

Como tem feito constantemente em seus discursos e homilias, mais uma vez o Papa rezou pela paz no mundo. Em especial, recordou a guerra na Ucrânia e o genocídio de Holodomor, também ocorrido na Ucrânia há 90 anos.

“Rezemos pela paz no mundo e pelo fim de todos os conflitos, com um pensamento particular ao terrível sofrimento do querido e martirizado povo ucraniano. A propósito, sábado próximo é o aniversário do terrível genocídio de Holodomor, o extermínio pela fome em 1932-1933 causado artificialmente por Stalin na Ucrânia. Rezemos pelas vítimas deste genocídio e rezemos por tantos ucranianos, crianças, mulheres e idosos que hoje sofrem o martírio da agressão”.

Beatificação em Uganda

O Pontífice também recordou o novo beato em Kalongo, Uganda. Padre Giuseppe Ambrosoli, missionário comboniano e médico, foi beatificado no domingo passado. “Nascido na diocese de Como, morreu em Uganda em 1987 depois de ter dedicado a vida pelos doentes, nos quais via a face de Cristo. Seu extraordinário testemunho ajude cada um de nós a sermos sinal de uma Igreja ’em saída’. Um aplauso ao novo beato!”. 

Dia da Pesca: apelo por sustentabilidade

Por fim, Francisco recordou o Dia Mundial da Pesca, celebrado na última segunda-feira, 21. “possa favorecer a sustentabilidade na pesca e na aquicultura, através do respeito aos direitos dos pescadores, que com o seu trabalho contribuem para a segurança alimentar, para a nutrição e redução da pobreza no mundo”.

Na segunda, a Santa Sé já havia publicado a mensagem do prefeito do departamento vaticano para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, Cardeal Michael Czerny, para a ocasião. No texto, o cardeal pediu esforços conjuntos para superar os desafios da pesca no mundo.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo