Comunidades de clausura

Mosteiros contemplativos amparam maternalmente a Igreja, diz Papa

No dia em que a Igreja celebra o Dia Mundial Pro Orantibus, o Papa Francisco destaca o valor da vida comtemplativa

Da Redação, com informações do Vatican News

Mosteiro da Ressurreição em Ponta Grossa, no Paraná / Foto: Reprodução – TV Canção Nova

A Igreja celebra nesta segunda-feira, 21 de novembro, o Dia Mundial Pro Orantibus, data dedicada a celebrar o dom da vida contemplativa. Pelo Twitter, o Papa Francisco deixou uma mensagem destacando a contribuição da vida nos mosteiros.

“Os mosteiros contemplativos, com o silêncio orante e no sacrifício escondido, amparam maternalmente a vida da Igreja. #ProOrantibus”

A data foi instituída por Pio XII, em 1953, e é celebrada no dia da memória litúrgica da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo. Trata-se de um convite a se unir em oração pelas religiosas, religiosos e mosteiros com necessidades especiais em todo o mundo.

Em Audiência Geral de 2018, no mesmo dia dedicado às comunidades religiosas de clausura, o Pontífice afirmou que está é “a ocasião oportuna para dar graças ao Senhor pelas tantas pessoas que, nos mosteiros e ermidas, se consagram totalmente a Deus na oração, no silêncio e no escondimento. Não faltem a essas comunidades o carinho, a proximidade e a assistência também material de toda a Igreja!”.

Em 2013, Francisco chegou a visitar o mosteiro das monjas camaldolesas de Santo Antônio Abade, no Aventino, para se recolher em oração. Em 2019, um novo documento sobre a formação da vida monástica foi apresentado em Roma. Intitulado “A arte da busca da face de Deus”, o documento quer ser um instrumento que ajude a pessoa a viver em harmonia a relação com Deus, com o próximo e com o mundo.

Assista, abaixo, ao programa Repórter Canção Nova exibido, em julho passado, sobre a espiritualidade da vida monástica no Mosteiro da Ressurreição em Ponta Grossa (PR):

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo