ENTREVISTA

Francisco visita Asti para encontrar suas famílias de sangue e de fé

O Papa Francisco viaja neste sábado, 19, à cidade italiana de Asti, no norte da Itália, para visitar seus parentes e também para celebrar na catedral no domingo, 20 a Jornada Mundial da Juventude, em nível diocesano

Da Redação, com Vatican News  

Papa Francisco /Foto: Lucia Ballester/CNA

O Bispo de Asti, Dom Marco Prastaro, explica sobre esta visita de Francisco: “Neste sábado, o Papa encontra membros da sua família, na terra dos seus antepassados. Trata-se de um encontro tão esperado do Papa com sua família de sangue.”

O Bispo relata que o pai do Papa, Mário Bergoglio, nasceu em Turim, mas sempre viveu na província de Asti, até fevereiro de 1929. Desde então, o jovem contador, de 21 anos, emigrou para Buenos Aires, com os avós do futuro Papa, Giovanni e Rosa.

Amanhã, domingo 20, Francisco manterá um encontro com uma família mais numerosa: os fiéis da Igreja local de Asti, para a celebração da Jornada Mundial da Juventude, em nível diocesano”.

Encontro muito esperado 

Aos microfones da Rádio Vaticano, Dom Marco Prastaro fala desta visita do Papa a Asti: “Esperávamos esta visita desde o dia 13 de março de 2013, quando Jorge Mario Bergoglio foi eleito Papa. O povo de Asti logo pensou: ‘Um de nós se tornou Papa’.”

Assim, nestes dois dias, 19 e 20 de novembro, o “Papa Jorge”, – como seus primos o chamam – volta às raízes da vida da sua família, à qual ainda está intimamente ligado. 

Segundo Dom Prastaro, além do caráter familiar, Francisco também vem levar-nos às raízes da nossa fé: “O Evangelho, a tradição apostólica, a oração e a vida comunitária.”

Encontros privado e público

Este sábado foi dedicado à visita privada do Papa com seus familiares: primeiro, o encontro, em Portacomaro, com sua prima Carla Rabezzana, que, há poucos dias, completou 90 anos.

Depois, o encontro foi com a prima Delia Gai e outros parentes, em Tigliole. Na parte da manhã de Domingo, 20, o Pontífice manterá um encontro com a comunidade diocesana, durante a celebração Eucarística, na Catedral, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, em nível diocesano. 

Antes da Missa, o Papa Francisco passará, de papamóvel, entre os numerosos presentes na praça central de Asti. Ao término da celebração, o Pontífice almoçará, na Cúria episcopal, com membros da sua família e algumas pessoas. 

O cardápio bem piemontês será oferecido por ele aos seus parentes queridos. Na parte da tarde, antes de deixar Asti, o Papa encontrará 1.340 jovens e crianças no estádio Censin Bosia.

Em entrevista Francisco fala sobre sua viagem, onde encontrará seus familiares.

 

Quais seus sentimentos sobre este encontro tão esperado com o Papa?

“Antes de tudo, o fato de o Papa voltar às suas raízes, com a qual, apesar da distância, como filho de imigrantes, porque nasceu na Argentina, Bergoglio quis manter um forte vínculo com seus parentes e a terra de seus ancestrais. Claro, as pessoas daqui se sentem orgulhosas por ter um Papa de origem piemontesa. O povo daqui, muito religioso, está entusiasmado com a presença de um ilustre conterrâneo. As pessoas estão cientes de que Francisco vem visitar seus familiares e a comunidade diocesana, sem fazer discursos, mas apenas para encontrar sua família de sangue e a de fé. Enfim, a importância desta visita, como todas as suas visitas, é, sobretudo, confirmar seus irmãos na fé, levar-nos à redescoberta da nossa fé: o Evangelho, a tradição apostólica, a oração, a vida comunitária”.

Programa da visita papal

“Este sábado é dedicado a encontros em forma privada. Domingo, o Papa partirá da Cúria episcopal e dará uma volta de papamóvel pela cidade, entre as pessoas, até chegar à praça da catedral, que contará com a presença de cerca de 4.000 fiéis, para a celebração Eucarística pelo Dia da Juventude. Entre os numerosos jovens estará também o nosso seminarista, Stefano Accornero, que receberá o acolitato, uma das etapas em preparação ao sacerdócio. Trata-se de uma mensagem de esperança para a nossa Igreja local. Antes de voltar para o Vaticano, haverá um encontro com a Juventude diocesana e suas famílias no estádio da cidade”.

Como foi preparada esta visita do Papa?

“O Santo Padre, tão esperado por um povo entusiasmado, se hospedará na Cúria episcopal, toda preparada para a sua breve permanência, que contou com a participação de muita gente. Visto que esta será uma visita para encontrar a sua família e a da diocese, tudo será muito simples. O povo de Asti é acolhedor, gosta de viver e compartilhar juntos da alegria também ao redor de uma mesa, pois aqui se come e se come bem”.

O que mais lhe impressionou durante a preparação para a chegada do Papa?

“O que mais me impressionou foi o slogan que nossos jovens inventaram, intitulado “Um encontro tão esperado”, que representa o verdadeiro sentido de um encontro privado e público. Fiquei impressionado também pela colaboração e disponibilidade de todos. Porém, o mais importante de tudo é que o Papa vem aqui com simplicidade para visitar a terra de seus antepassados”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo