SOLIDARIEDADE

Sudão do Sul: uma nação sofrida aguarda pelo Papa Francisco

O Promotor da Missão ‘Solidariedade com o Sudão do Sul’, padre David Gentry, apresenta uma nação com extrema necessidade de conforto, proximidade e esperança

Da redação, com Vatican News

Padre David Gentry comenta a triste realidade do Sudão do Sul / Foto: Reprodução Youtube

O projeto “Solidariedade com o Sudão” tem provindenciado cuidados e serviços básicos a milhares sudaneses empobrecidos, mesmo antes de a nação se tornar independente em 2011.

Trata-se de um projeto colaborativo que reúne religiosos e religiosas a partir de uma solicitação da Conferência Episcopal Sudanesa em 2008, que viu a necessidade de programas de apoio e treinamento para o desenvolvimento.

Acesse
.: Notícias sobre a viagem do Papa ao Congo e Sudão do Sul 

Assim, desde então, a União Internacional das Superioras Gerais (UISG) e a União das Superioras Gerais (USG) se empenharam na formação de professores primários, enfermeiras e parteiras, agricultores e agentes de pastoral, para levar a milhões de pessoas a proximidade e a solidariedade da Igreja de pessoas que lutam para trabalhar, para aprender, para cultivar, para viver em paz.

Como disse o Promotor da Missão “Solidariedade com o Sudão do Sul” ao Vatican News, o povo sofredor precisa urgentemente da presença reconfortante e da proximidade do Papa. O padre David Gentry também pintou um retrato da vida cotidiana para a maioria das pessoas no Sudão do Sul e reiterou sua empolgação enquanto se preparam para receber o Papa Francisco.

Questionado sobre que país o Papa encontrará ao chegar a Juba, o P. Dave escolheu citar a sua amiga e associada, Ir. Patricia Murray, a primeira Diretora Executiva da Solidariedade com o Sudão do Sul antes de ser nomeada Secretária Executiva da UISG.

“Ela costuma usar uma imagem de uma romancista americana chamada Willa Cather, que escreveu um livro chamado O Pioneers! Sobre se estabelecer em Nebraska, que é um dos estados ocidentais dos EUA: ‘Havia a matéria-prima para a construção de alguma coisa, mas realmente não havia nada lá.'”

O padre Dave disse que esteve no Sudão do Sul pela primeira vez no outono de 2021 e pôde viajar para todos os locais do “Solidariedade” e conhecer os religiosos e padres que trabalham com o projeto. “Acabei de ver a extensão da pobreza”.

Uma nação dividida

O sacerdote explicou que um dos maiores desafios para a jovem nação é o fato de a população pertencer a “64 tribos diferentes, todas as quais falam sua língua tribal, têm seus próprios horizontes culturais, sociais e linguísticos”.

“Você também tem 85% de analfabetismo, então, a grande maioria das pessoas não lê nem escreve.”

Isso significa, acrescentou o padre Dave, que para muitos “seu mundo é sua tribo e é muito difícil “ajudar as pessoas a transcender isso, por isso é muito desafiador construir uma nação sem educação e uma língua comum”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo