ANGELUS

Papa ao Sudão: "não percam a esperança, vocês estão no meu coração”

Mais um apelo sincero para manter viva a esperança e construir a paz nas palavras do Papa Francisco, na conclusão da missa no Mausoléu ‘John Garang’, em Juba

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco durante sua peregrinação no Sudão do Sul / Foto: Reprodução Reuters

Na conclusão da Santa Missa no Mausoléu de “John Garang na manhã deste domingo, 5, o Papa Francisco fez a sua última saudação aos fiéis que chegaram, não sem esforço, de todo o país para participar da celebração e ouvir suas palavras. O Santo Padre afirmou mais uma vez: “no Sudão do Sul há uma Igreja corajosa”.

A peregrinação de Francisco pela paz chegou ao fim e o Papa, aproveita o momento para agradecer à acolhida recebida, pelo trabalho de tantos, pela fé e pelo afeto demonstrado por todos. Em suas palavras há um reconhecimento especial pela contribuição dada à Igreja e à sociedade pelas mulheres.

Acesse
.: Notícias sobre a viagem do Papa ao Congo e Sudão do Sul

Retomando o que o arcebispo de Juba, dom Stephen Ameyu Martin Mulla, havia dito pouco antes, Francisco afirmou que “nossa Igreja produziu dois santos: São Daniel Comboni e Santa Josefina Bakhita”. Sobre Bakkhita disse que ela era “uma grande mulher, que com a graça de Deus transformou em esperança o sofrimento que padeceu”, uma esperança que ela foi capaz de transmitir aos outros. E o Papa continua:

“Esperança é a palavra que eu gostaria de deixar para cada um de vocês, como um presente a ser compartilhado, como uma semente que dá frutos. Como nos recorda a figura de Santa Josefina, a esperança, especialmente aqui, está no signo da mulher e eu gostaria de agradecer e abençoar de maneira especial todas as mulheres do país.”

E há outra palavra que Francisco quer deixar para o Sudão do Sul: a palavra é paz, que marcou estes dias e que “desejo com todas as minhas forças” também para os dias que virão e aos quais não lhe faltará o seu apoio junto com o dos líderes religiosos — o arcebispo anglicano Welby e o pastor Iain — que o acompanharam nesta viagem.

“Com meus irmãos Justin e Iain, a quem agradeço de coração, viemos aqui e continuaremos a acompanhar seus passos, fazendo tudo o que pudermos para torná-los passos de paz, passos em direção à paz. Gostaria de confiar o caminho da reconciliação e da paz a outra mulher, a maior e ao mesmo tempo a menor, a mais alta e ao mesmo tempo a mais próxima de nós, a cada um de nós. Ela é nossa terna Mãe Maria, a Rainha da Paz”.

Maria, a “Nossa Senhora da África está sempre conosco”, diz o Papa Francisco, e a ela confia a grande causa da paz em todo o mundo.

“A Ela confiamos a causa da paz no Sudão do Sul e em todo o continente africano, onde tantos de nossos irmãos e irmãs na fé sofrem perseguição e perigo, onde tantas pessoas sofrem por causa de conflitos, exploração e pobreza. A Nossa Senhora também confiamos a paz no mundo, especialmente nos muitos países que estão em guerra, como a martirizada Ucrânia”.

As palavras finais de Francisco ainda são de afeto ao povo do Sudão do Sul, “vocês estão no meu coração, vocês estão nos nossos corações, vocês estão no coração dos cristãos do mundo inteiro”, assegura. E repete: “Nunca percam a esperança”. E não se perca a oportunidade de construir a paz”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo