Felicitações natalinas

Sigam adiante com coragem, indica Papa a adolescentes da Ação Católica

Papa recebeu grupo de adolescentes da Ação Católica Italiana para as felicitações de Natal

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Papa Francisco /Foto de Arquivo: Yara Nardi – Reuters

Com coragem, sigam adiante! Com essa exortação, o Papa Francisco saudou adolescentes da Ação Católica Italiana recebidos em audiência neste sábado, 18. O grupo foi recebido para as felicitações de Natal.

“Na medida para você” é o tema do caminho de fé dos jovens neste ano. Um tema que agradou ao Papa, uma vez que cada pessoa é única. “Não somos fotocópias, somos todos originais! A coisa ruim é quando queremos imitar os outros e fazer as coisas que as pessoas fazem, que outros fazem, e passamos de originais a fotocópias. Isto é ruim: cada um deve defender sua própria originalidade.”

Leia também
.: Em mensagem, Papa pede aos jovens coragem em meio a medos
.: Em livro de Cantalamessa, Francisco fala aos jovens sobre coragem

Como exemplo, Francisco citou o beato Carlo Acutis, que repetiu isso muitas vezes. “E, de fato, é importante que cada um de vocês use todos os dias, com alegria, a “roupa” de sua própria originalidade, de sua própria personalidade.”

O Santo Padre acrescentou aos jovens que Jesus os ama como são. Também, hoje, Jesus se faz próximo dos jovens de cada país, de cada povo. “É o estilo de Deus, que se descreve em três palavras: proximidade, compaixão e ternura.”

Assim também, Francisco convidou os jovens a se fazerem próximos aos outros, aos familiares, amigos e necessitados. Sempre é possível ser um missionário do Evangelho, destacou, explicando que, para isso, é preciso estar com Jesus, dar espaço a ele no dia a dia.

“Pergunto a cada um de vocês, meninos e meninas: vocês dão lugar a Jesus no seu dia, no seu trabalho, no seu estudo, no seu descanso, no seu esporte? Jesus entra ali? Não tenham medo de dedicar-Lhe tempo na oração, isso é, de falar com Ele – com Jesus – dos seus amigos, de pedir ajuda nas dificuldades, de contar a Ele quando estão tristes ou felizes.”

Gino Pistoni: um exemplo de doação de vida

O Papa quis propor aos jovens o exemplo de Gino Pistoni, que morreu com apenas 20 anos, em 1944, durante a II Guerra Mundial, enquanto socorria um soldado inimigo ferido. Sua causa de beatificação está em andamento. Francisco recebeu hoje a biografia do jovem, que fazia parte da Ação Católica de Ivrea e doou a vida pela sua pátria.

“Que a vida de vocês…que cada um de vocês doe a vida, mas bem, com tudo se expresse como ele se expressou com o sangue, expressar-se com tudo aquilo que tem”.

Por fim, o Papa destacou aos adolescentes que Jesus dá ao coração uma alegria plena, porque somente Ele é capaz de tornar sempre nova a aventura da vida. “Ele nunca se esquece de vocês; está sempre pronto para encorajá-los e nunca deixa de acreditar em vocês. (…) Coragem! Coragem no seu caminho de vida. Jesus conta com vocês”, finalizou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo