Acolhimento

No dia do seu aniversário, Papa recebe refugiados

Grupo de refugiados chegou ontem à Itália e será apoiado diretamente pelo Santo Padre

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Papa Francisco e refugiados acolhidos na Itália / Foto; Reprodução Yotube Vatican News

No dia em que celebra o seu aniversário, nesta sexta-feira, 17, o Papa Francisco recebeu no Palácio Apostólico um primeiro grupo de cerca de dez refugiados que chegaram à Itália ontem. A acolhida deles se deu graças a um acordo entre a Santa Sé, as autoridades italianas e do Chipre, como já antecipado durante a recente viagem apostólica a Chipre e Grécia.

Em nota, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, explicou que o grupo será apoiado diretamente pelo Santo Padre. Enquanto isso, a Comunidade de Santo Egídio cuidará da inserção deles em um programa de integração por um ano.

Francisco acolheu os refugiados e ouviu suas histórias e os relatos da viagem deles do Congo-Brazzaville, da República Democrática do Congo, de Camarões, Somália e da Síria. Alguns deles são médicos e técnicos de informática.

“Salvou-nos”, disse, comovido, um jovem congolês dirigindo-se ao Papa. Francisco dirigiu a eles, individualmente, algumas palavras de boas-vindas e de afeto, agradecendo pela visita.

O quadro presenteado ao Papa Francisco / Foto: Reprodução Youtube Vatican News

Também os refugiados fizeram sua saudação ao Papa, expressando os votos de saúde e vida longa por ocasião do aniversário de Francisco. De presente, deram ao Papa um quadro de um refugiado afegão, representando a tentativa de alguns migrantes de atravessarem o Mediterrâneo.

O Papa Francisco perguntou sobre uma menina que conheceu no acampamento Mavrouni em Lesbos. Ela irá à Itália nos próximos dias com sua família para um tratamento de saúde.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo