Papa escutou moradores da casa e visitou os doentes mais graves
Da redação, com Rádio Vaticano
O Papa Francisco fez uma visita de surpresa, na tarde desta sexta-feira, 13, à Comunidade “Il Chicco” (O grão), situada em Ciampino, nas proximidades de Roma. A visita papal se realizou no âmbito das iniciativas feitas nas ‘sextas-feiras da misericórdia’, neste Ano jubilar.
A Comunidade “Il Chicco” é uma associação pertencente à família ‘A Arca’, fundada por Jean Vanier, em 1964. A federação está presente em 30 países nos cinco continentes e, junto com a associação ‘Fé e Luz’, se dedica às pessoas frágeis e marginalizadas da sociedade. A comunidade foi a primeira criada na Itália, fundada em 1981, e acolhe hoje 18 pessoas com problemas mentais. Na estrutura de Ciampino existem duas casas-família: “Vigna” e “Ulivo”.
O Papa levou doces e frutas que compartilhou a mesa com todos, pacientes, voluntários e funcionários. Ele ouviu as palavras simples proferidas por Nadia, Salvatore, Vittorio, Paolo, Maria Grazia e Danilo, partilhando com alegria e simplicidade este momento familiar. Francisco visitou os doentes mais graves dando sinais de grande afecto e ternura, em particular a Armando e Fabio que foram os primeiros a serem acolhidos na estrutura, há 30 anos.
O Santo Padre conheceu ainda o laboratório onde são criados pequenos objetos de artesanato e, em seguida, rezou na capela, de mãos dadas com os presentes.
Francisco retornou ao Vaticano por volta das 18h30 (hora local).