Visita surpresa

Sexta-feira da Misericórdia: Papa visita casa de deficientes mentais

Papa escutou moradores da casa e visitou os doentes mais graves

Da redação, com Rádio Vaticano

O Papa Francisco fez uma visita de surpresa, na tarde desta sexta-feira, 13, à Comunidade “Il Chicco” (O grão), situada em Ciampino, nas proximidades de Roma. A visita papal se realizou no âmbito das iniciativas feitas nas ‘sextas-feiras da misericórdia’, neste Ano jubilar.

A Comunidade “Il Chicco” é uma associação pertencente à família ‘A Arca’, fundada por Jean Vanier, em 1964. A federação está presente em 30 países nos cinco continentes e, junto com a associação ‘Fé e Luz’, se dedica às pessoas frágeis e marginalizadas da sociedade. A comunidade foi a primeira criada na Itália, fundada em 1981, e acolhe hoje 18 pessoas com problemas mentais. Na estrutura de Ciampino existem duas casas-família: “Vigna” e “Ulivo”.

O Papa levou doces e frutas que compartilhou a mesa com todos, pacientes, voluntários e funcionários. Ele ouviu as palavras simples proferidas por Nadia, Salvatore, Vittorio, Paolo, Maria Grazia e Danilo, partilhando com alegria e simplicidade este momento familiar. Francisco visitou os doentes mais graves dando sinais de grande afecto e ternura, em particular a Armando e Fabio que foram os primeiros a serem acolhidos na estrutura, há 30 anos.

O Santo Padre conheceu ainda o laboratório onde são criados pequenos objetos de artesanato e, em seguida, rezou na capela, de mãos dadas com os presentes.

Francisco retornou ao Vaticano por volta das 18h30 (hora local).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo