DIPLOMACIA

Santa Sé divulga agenda de participação do Papa em reunião do G7

Nesta sexta-feira, 14, Francisco participará de sessão comum sobre inteligência artificial, na qual discursará sobre o tema

Da Redação, com Vatican News

Foto: REUTERS/Yara Nardi

A Santa Sé divulgou, nesta quinta-feira, 13, o programa da participação do Papa Francisco no encontro do Grupo dos Sete (G7). O Pontífice estará presente no evento nesta sexta-feira, 14, e fará um discurso sobre a inteligência artificial, entre outros compromissos.

A reunião do G7 começou nesta quinta-feira em Puglia, na Itália. O grupo é composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália e Japão, mas o encontro inclui líderes de outras nações.

A chegada do Pontífice está prevista para as 12h30 do horário local. Ele será recebido pela primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e será transferido, em seguida, para a residência onde acontece o encontro. Nela haverá um primeiro bloco de conversas bilaterais com a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva; o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy; o presidente da França, Emmanuel Macron; e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.

O discurso do Papa

Em seguida, o Santo Padre será recebido na corte de Borgo Egnazia. No local, o Pontífice vai participar da sessão comum sobre o tema da inteligência artificial, durante a qual fará um discurso. As colocações dos outros participantes seguirão na sequência.

Leia mais
.: Em mensagem, Papa aborda inteligência artificial e “sabedoria do coração”

.: Em mensagem, Papa reflete sobre aplicações da inteligência artificial

Outros encontros

Na segunda parte, a partir das 17h30 locais, está prevista a foto oficial de todos os participantes. Em seguida, o programa prevê uma nova sessão de encontros bilaterais com o presidente do Quênia, William Samoei Ruto; o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi; o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden; o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan; e o presidente da Argélia, Abdelmadjid Tebboune.

No fim do dia, o helicóptero com o Papa a bordo decola em direção ao heliporto do Vaticano, com chegada prevista para as 21h15.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo