COMPROMISSOS PONTIFÍCIOS

Santa Sé atualiza programa de viagem do Papa para COP 28

Visita de Francisco a Dubai tem alterações de horários dos compromissos no sábado, 2 de dezembro, além de nova previsão de retorno a Roma

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Foto: Vandeville Eric /ABACA via Reuters

A Santa Sé divulgou, neste sábado, 25, uma atualização do programa de viagem do Papa Francisco aos Emirados Árabes Unidos, divulgado no último dia 9. Ele participará, entre os dias 1º e 3 de dezembro, da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas (COP 28), em Dubai.

A partida do Pontífice de Roma está marcada para a sexta-feira, 1º de dezembro, às 11h30 do horário local. A chegada em Dubai, seguida de uma acolhida ao Santo Padre, está prevista para as 20h25 do horário local (13h25 pelo horário de Brasília).

No sábado, 2 de dezembro, Francisco fará um discurso na Expo City, às 9h15 (2h15 em Brasília). Na sequência, acontecerão alguns encontros bilaterais privados. Já no período da tarde, também haverá uma sessão de encontros bilaterais privados, a partir das 15h30 do horário local.

No domingo, 3 de dezembro, está agendada uma saudação do Papa durante a inauguração do “Faith Pavilion” (“Pavilhão da Fé”, em tradução livre) na Expo City, às 9h (2h pelo horário de Brasília). Logo após, o Pontífice se encaminhará para o aeroporto, onde acontecerá uma cerimônia de despedida. A chegada ao Aeroporto de Fiumicino, em Roma, está prevista para às 14h30 do horário local.

Sobre a COP 28

A COP 28 acontecerá em Dubai entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro, reunindo representantes de todo o mundo – governos e membros da sociedade civil – para discutir os impactos das mudanças climáticas. A primeira edição do evento aconteceu em 1995, em Berlim, na Alemanha.

As mudanças climáticas e o cuidado da casa comum, como um todo, estão entre as preocupações do Papa Francisco. Em seu pontificado, ele já dedicou dois documentos a essa temática: a encíclica Laudato Si’, de 2015, e a exortação apostólica Laudate Deum, publicada no último dia 4 de outubro.

Francisco já esteve nos Emirados Árabes em 2019, quando visitou Abu Dhabi. Na ocasião, assinou o Documento sobre a Fraternidade Humana junto com o Grande Imã de Al-Azhar Ahmad Al-Tayyeb.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo