Exames constataram bronquite infecciosa; Papa está sendo medicado com antibióticos e pode ter alta nos próximos dias
Da Redação, com Santa Sé
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, emitiu um novo comunicado nesta quinta-feira, 30, sobre a saúde do Papa Francisco. Ele informou que os exames constataram uma bronquite infecciosa que exigiu tratamento antibiótico. O tratamento teve os efeitos esperados, “com uma significativa melhora do estado de saúde”.
“O Papa Francisco passou a tarde no Gemelli [hospital] dedicando-se ao descanso, à oração e a algumas incumbências de trabalho”, informou Matteo Bruni.
Ainda segundo o comunicado à imprensa, com base nos resultados previsíveis, o Santo Padre pode receber alta nos próximos dias.
No comunicado anterior, emitido também hoje, Bruni já havia informado que Francisco passou bem a noite, tomou café da manhã, leu jornais e retomou o trabalho. Antes do almoço, o Papa visitou a capela do hospital, recolheu-se em oração e recebeu a Eucaristia.
O Papa Francisco deu entrada ontem, 29, no Hospital Gemelli, em Roma, depois de ter conduzido a Audiência Geral. O Vaticano informou que, nos dias passados, Francisco se queixava de dificuldades respiratórias e foi ao hospital para exames, que detectaram a infecção. Foi excluída a covid-19.