Ao final da catequese, Papa mencionou o Relatório McCarrick reiterando compromisso da Igreja em erradicar os abusos
Da Redação, com Vatican News
Ao final da catequese desta quarta-feira, 11, o Papa Francisco mencionou o relatório sobre o conhecimento institucional e o processo decisório da Santa Sé sobre o ex-cardeal Theodore Edgar McCarrick. O documento, elaborado pela Secretaria de Estado a pedido do Papa, foi publicado ontem.
“Ontem foi publicado o Relatório sobre o doloroso caso do ex-cardeal, Theodore McCarrick. Renovo a minha proximidade às vítimas de todos os abusos e o compromisso da Igreja em erradicar este mal”. Em seguida, o Papa fez um momento de silêncio.
Leia também
.: Santa Sé: por abusos, McCarrick é demitido do estado clerical
Numa declaração, o Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, afirma que o documento é um texto exaustivo, que comportou um exame cuidadoso de toda a documentação relevante dos arquivos da Santa Sé, da Nunciatura em Washington e das dioceses dos Estados Unidos envolvidas de várias maneiras. A complexa investigação foi integrada com informações obtidas em colóquios com testemunhas e pessoas informadas dos fatos, de modo a obter uma imagem o mais completa possível e um conhecimento mais detalhado e preciso das informações relevantes.
O Cardeal Parolin afirma que o Relatório é publicado com tristeza pelas feridas causadas às vítimas, às suas famílias, à Igreja nos Estados Unidos, à Igreja Universal.