Episcopado

Nomeado novo bispo para a diocese de Piracicaba (SP)

Dom Fernando Mason renunciou por motivo de idade; Dom Devair Araújo foi nomeado pelo Papa como novo bispo da diocese de Piracicaba

Da Redação, com CNBB

Novidade na diocese de Piracicaba (SP): o Papa Francisco aceitou a renúncia apresentada por Dom Fernando Mason, por motivo de idade, e nomeou como novo bispo Dom Devair Araújo da Fonseca, até então bispo auxiliar de São Paulo (SP). A alteração foi divulgada pelo Vaticano nesta quarta-feira, 11. 

Dom Devair Araújo / Foto: Arquidiocese de São Paulo

Dom Devair nasceu em Franca (SP), em 1º de fevereiro de 1968. Entrou no Seminário Maior Nossa Senhora do Patrocínio em Franca, em 1992. Cursou Filosofia no Instituto Agostiniano de Filosofia, em Franca (1992 -1994), e Teologia no Centro de Estudos da arquidiocese de Ribeirão Preto (SP). Foi ordenado Sacerdote em 20 de dezembro de 1998, na paróquia São Sebastião, em Franca. Fez ainda o Curso Superior de Processamento de Dados na Universidade de Franca (1987-1991); Mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2000-2002); Curso de especialização para Formadores nos Seminários na Faculdade Dehoniana de Taubaté (SP).

Na diocese de Franca, foi capelão, vigário paroquial, pároco, reitor do seminário diocesano Nossa Senhora do Patrocínio e vice-reitor do seminário diocesano Nossa Senhora do Carmo. Também atuou na coordenação de pastoral, foi assessor eclesiástico de escolas de Teologia, diaconal e do “Hallel”, além de ter sido vigário forâneo.
Antes do episcopado, Dom Devair também atuou como professor e exerceu os cargos de presidente e secretário da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil no Estado de São Paulo (OSIB Sul 1). Atuou nos Cursos de Formação para Diretores Espirituais e Lectio Divina, para Formadores; de Especialização para Formadores de Seminário e Casas de Formação; e do Encontro de formação missionária para seminaristas.

Em 10 de dezembro de 2014, Dom Devair foi nomeado, pelo Papa Francisco, bispo titular de Uzali e auxiliar da arquidiocese de São Paulo. A ordenação foi em 1º de fevereiro de 2015, em Franca, tendo escolhido como lema episcopal “Electi et Sancti in Christo” (E são escolhidos em Cristo).

De 2015 a 2019, Dom Devair foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB. Na arquidiocese de São Paulo, é o vigário episcopal da Região Brasilândia e para a Pastoral para a Comunicação.

A CNBB manifesta alegria com a nomeação de Dom Devair como bispo de Piracicaba (SP). “Na caminhada da Igreja Particular de Piracicaba, após fazer memória das graças recebidas nos últimos 75 anos de evangelização, possa ser seu ministério força que recorda, sempre mais, a felicidade de ser um povo escolhido por herança de Deus”, expressa nota da presidência da entidade.

Dom Fernando Mason, agora bispo emérito

Dom Fernando Mason / Foto: Diocese de Piracicaba

Dom Mason é italiano de Loreggia e chegou ao Brasil em 1972, ainda como sacerdote. Ele atuou em São Paulo e no Paraná, desempenhando diversas funções na congregação dos Franciscanos Conventuais, como superior, mestre de noviços, custódio capitular e presidente da equipe de formação da província.

Sua ordenação episcopal foi em 1999, quando foi nomeado pelo então Papa João Paulo II como primeiro bispo da diocese de Caraguatatuba (SP). Em 2005, o então Papa Bento XVI o nomeou como dispo diocesano de Piracicaba. No dia 24 de julho, em solene celebração na Catedral de Santo Antônio, tomou posse como 5º bispo diocesano.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em mensagem assinada por sua presidência, agradece pelos 15 anos de pastoreio de Dom Mason na diocese de Piracicaba. A entidade faz votos de que a alegria e a disponibilidade de cumprir a vontade do Senhor possam acompanhar Dom Mason em sua emeritude.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo