Missa

Precisamos de testemunhos de que o Evangelho é possível, afirma Papa

Na Solenidade de São Pedro e São Paulo, celebrada nesta segunda-feira, 29, no Vaticano, Francisco destacou o valor da verdadeira profecia:  “manifestam o milagre do amor de Deus”

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco durante Solenidade de São Pedro e São Paulo celebrada nesta segunda-feira, 29, no Vaticano/ Foto:
Angelo Carconi – Pool via Reuters

“Como o Senhor transformou Simão em Pedro, assim chama a cada um para fazer de nós pedras vivas, com as quais deseja construir uma Igreja e uma humanidade renovadas. Há sempre quem destrua a unidade e quem apague a profecia, mas o Senhor acredita em nós e pede: ‘Queres ser construtor de unidade? Queres ser profeta do meu céu na terra?’ Deixemo-nos provocar por Jesus e ganhemos a coragem de Lhe dizer: ‘Sim, quero’!”. Esta foi a exortação do Papa Francisco na missa desta segunda-feira, 29,  na Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, celebrada no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro.

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Na presença de cerca de 90 fiéis – tomando todos os cuidados para evitar a nova onda de contágio por coronavírus, o Santo Padre destacou durante a celebração, duas palavras-chave: unidade e profecia. No início da Missa, após a saudação litúrgica, o Decano do Colégio Cardinalício, cardeal Giovanni Battista Re fez um breve pronunciamento, que antecedeu o rito da benção dos pálios que serão entregues aos Arcebispos Metropolitas nomeados no decorrer do último ano. O cardeal Re recebeu o pálio do próprio Papa Francisco.

Unidade

A reflexão do Pontífice parte da familiaridade que unia Pedro e Paulo. “Duas pessoas muito diferentes, mas sentiam-se irmãos, como numa família unida onde muitas vezes se discute mas sem deixar de se amarem”, uma familiaridade que “não provinha de inclinações naturais, mas do Senhor. Ele não nos mandou agradar, mas amar. É Ele que nos une, sem nos uniformizar”.

Francisco observa que, em meio às perseguições, os primeiros cristãos não pensam em fugir ou salvar a própria pele, “mas todos rezam juntos” e enfatizou que “a unidade é um princípio que se ativa com a oração, porque a oração permite ao Espírito Santo intervir, abrir à esperança, encurtar as distâncias, manter-nos juntos nas dificuldades”.

Oração: caminho para a unidade

“Naqueles momentos dramáticos, ninguém se lamenta do mal, das perseguições”, pois “é inútil, e até chato, que os cristãos percam tempo se lamentando do mundo, da sociedade, daquilo que está errado. As lamentações não mudam nada”. Ao contrário, aqueles cristãos rezavam. Hoje, podemos interrogar-nos: ‘Guardamos a nossa unidade com a oração? Rezamos uns pelos outros?’.

O Papa questionou: “Que aconteceria se rezasse mais e murmurasse menos? Aquilo que aconteceu a Pedro na prisão: como então, muitas portas que separam, abrir-se-iam; muitas algemas que imobilizam, cairiam. Peçamos a graça de saber rezar uns pelos outros”. São Paulo, completou o Santo Padre, exortava os cristãos a rezar por todos, mas em primeiro lugar por quem governa:

“É uma tarefa que o Senhor nos confia. Temo-la cumprido? Ou limitamo-nos a falar? Quando rezamos, Deus espera que nos lembremos também de quem não pensa como nós, de quem nos bateu a porta na cara, das pessoas a quem nos custa perdoar. Só a oração desata as algemas, só a oração deixa livre o caminho para a unidade”.

Pedro e André

O Pontífice recorda que o pálio abençoado “recorda a unidade entre as ovelhas e o Pastor que, como Jesus, carrega a ovelha nos ombros e nunca mais a larga”. Ao mesmo tempo, fala da bela tradição deste dia em que “unimo-nos de maneira especial ao Patriarcado Ecumênico de Constantinopla: “Pedro e André eram irmãos; e entre nós, quando é possível, trocamos uma visita fraterna nas respetivas festas; não tanto por gentileza, mas para caminhar juntos rumo à meta que o Senhor nos indica: a unidade plena”.

A verdadeira profecia

Depois da unidade, o Santo Padre fala de uma segunda palavra: profecia. Com perguntas provocatórias, Jesus faz Pedro entender que “não Lhe interessam as opiniões gerais, mas a opção pessoal de O seguir”, e a Saulo, o abala interiormente, fazendo-o cair por terra no caminho para Damasco, derrubando “sua presunção de homem religioso e bom”. Então, vem as profecias: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16, 18); e a Paulo: “É instrumento da minha escolha, para levar o meu nome perante os pagãos” (At 9, 15):

“Assim, a profecia nasce quando nos deixamos provocar por Deus: não quando gerimos a própria tranquilidade, mantendo tudo sob controle. Quando o Evangelho inverte as certezas, brota a profecia. Só quem se abre às surpresas de Deus é que se torna profeta”. E isso, pode ser visto em Pedro e Paulo, profetas que enxergam mais além: “Pedro é o primeiro a proclamar que Jesus é ‘o Messias, o Filho de Deus vivo’; Paulo antecipa a conclusão da sua vida: ‘Já me aguarda a merecida coroa, que me entregará, naquele dia, o Senhor'”.

Francisco prosseguiu: “Hoje precisamos de profecia, de verdadeira profecia: não discursos que prometem o impossível, mas testemunhos de que o Evangelho é possível. Não são necessárias manifestações miraculosas, mas vidas que manifestam o milagre do amor de Deus. Não potência, mas coerência; não palavras, mas oração; não proclamações, mas serviço; não teoria, mas testemunho. Precisamos não de ser ricos, mas de amar os pobres; não de ganhar para nós, mas de nos gastarmos pelos outros; não do consenso do mundo, mas da alegria pelo mundo que virá; não de projetos pastorais eficientes, mas de pastores que ofereçam a vida: de enamorados de Deus”.

E foi como “enamorados de Deus” que Pedro e Paulo anunciaram Jesus, sublinhou Francisco. “Pedro, antes de ser colocado na cruz, não pensa em si mesmo, mas no seu Senhor e, considerando-se indigno de morrer como Ele, pede para ser crucificado de cabeça para baixo. Paulo está para ser decapitado e pensa só em dar a vida, escrevendo que quer ser ‘oferecido como sacrifício’. Isto é profecia. E muda a história”.

Também existe uma profecia, descrita no Livro do Apocalipse, quando Jesus promete às suas testemunhas fiéis “uma pedra branca”, na qual “estará gravado um novo nome”, recorda o Papa. E assim, explica o Santo Padre, “como o Senhor transformou Simão em Pedro, assim chama a cada um para fazer de nós pedras vivas, com as quais deseja construir uma Igreja e uma humanidade renovadas”.

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