Celebração

Papa Francisco comemora 28 anos de sua ordenação episcopal

Para Francisco, “episcopado” é o nome de um serviço, não de uma honra, porque ao bispo compete mais servir do que dominar, segundo o mandamento do Mestre: “Quem for o maior entre vós, seja como o menor. E aquele que mandar, como o que serve”

Da Redação, com Vatican News

Neste sábado, 27 , o Papa Francisco comemora 28 anos de sua ordenação episcopal. A cerimônia foi realizada na Catedral de Buenos Aires e foi presidida pelo então arcebispo da capital argentina, Cardeal Antonio Quarracino, Arcebispo da capital argentina.

Ordenação Episcopal de Jorge Mário Bergoglio / Foto: Reprodução Youtube

Jorge Mario Bergoglio foi nomeado bispo auxiliar por São João Paulo II e a notícia foi divulgada em 20 de maio de 1992..Cinco anos depois, foi nomeado, também por João Paulo II, coadjutor da Arquidiocese, torna-se em seguida arcebispo, cargo que ocupou até ser eleito Papa em 2013.

Leia também:
.: Papa Francisco celebra Solenidade de São Pedro e São Paulo

Para o Papa, “episcopado” é o nome de um serviço, não de uma honra, porque ao bispo compete mais servir do que dominar, segundo o mandamento do Mestre: «Quem for o maior entre vós, seja como o menor. E aquele que mandar, como o que serve».

“As três proximidades do bispo: proximidade a Deus na oração — este é o seu primeiro trabalho — proximidade aos sacerdotes no Colégio presbiteral; e proximidade em relação ao povo. Não vos esqueçais que fostes tirados, escolhidos, do meio do rebanho. Não vos esqueçais das vossas raízes, daqueles que vos transmitiram a fé, daqueles que vos conferiram a vossa identidade. Não renegueis o povo de Deus”, destacou o Papa durante homilia de ordenação episcopal em 4 de outubro de 2019.

Para homenagear o Papa, o Site Vatican News divulgou um vídeo com imagens da Ordenação de Jorge Mário Bergoglio, que pode ser acessado aqui

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo