De acordo com comunicado divulgado pela Santa Sé, as autoridades se encontraram antes da Audiência Geral desta quarta-feira, 24
Da redação, com Vatican News
Antes da Audiência Geral nesta quarta-feira, 24, na Praça de São Pedro, o Papa Francisco recebeu o Vice-Presidente da República de Gana, Dr. Mahamudu Bawumia, na “auletta”, ou pequeno estudo, da Sala Paulo VI do Vaticano, de acordo com um comunicado publicado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
Após seu encontro com o Pontífice, Dr. Bawumia reuniu-se com o Secretário do Vaticano para Relações com os Estados e Organizações Internacionais, Dom Paul Richard Gallagher.
Contexto
Existe um sério problema de instabilidade compartilhado pelas nações que fazem fronteira com o Golfo da Guiné, de tal modo que, em dezembro passado, o Conselho Europeu adotou um programa de defesa de dois anos para proteger esses países, sujeitos a frequentes ataques de pirataria, dez anos após a adoção do “Código de Conduta de Yaoundé”, ou seja, o programa fundamental para a segurança marítima na região.
Os “problemas de segurança nos países da África Ocidental e do Golfo da Guiné” foram discutidos pelo Santo Padre e Mahamudu Bawumia.
Após o encontro, de acordo com uma nota da Sala de Imprensa da Santa Sé, Bawumia manteve “conversas cordiais” com o secretário para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais, dom Paul Richard Gallagher. Durante a conversa, especifica a nota, “foram destacadas as boas relações entre a Santa Sé e Gana, e foram discutidos alguns aspectos da situação política e socioeconômica do país, especialmente a colaboração nos campos da educação e da saúde”. Em seguida, houve uma “troca de opiniões sobre a atualidade internacional” e sobre a segurança na região.