window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

DIA DE SÃO JORGE

Data recorda aniversário onomástico do Papa Francisco

Dia relembra São Jorge, mártir cristão; Papa celebra seu onomástico, pois seu nome de batismo é Jorge Mario Bergoglio

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco / Foto: Vatican Media – ABACAPRESS

Mensagens de apoio e gratidão ao Papa Francisco chegam de todo o mundo na Festa de São Jorge, santo que inspirou o nome de batismo do Pontífice.

No Cristianismo, há a tradição de celebrar o onomástico em muitos países da Europa e da América. Trata-se do dia no qual se festeja a memória do santo ou da santa da qual a pessoa traz o nome.

Batizado de Jorge Mario Bergoglio, o Papa leva o nome do mártir cristão nascido na Capadócia e martirizado, segundo algumas fontes, em 303 d.C. em Lidda, hoje Lod, Israel. O santo sofreu por se recusar a negar sua fé durante as perseguições cristãs desencadeadas pelo imperador romano Diocleciano.

O nome “Jorge” é o mais comum entre os cristãos que vivem na Terra Santa, onde a devoção ao santo é muito popular. Uma visita à igreja greco-ortodoxa construída sobre as ruínas de sua casa e seu túmulo é uma oportunidade de rezar pelo Papa Francisco por ocasião do dia de seu onomástico.

O “Dia do Nome” do Papa é habitualmente feriado no Vaticano, tendo o próprio Santo Padre instituído o feriado em abril de 2016, no Artigo 50 do Regulamento Geral da Cúria Romana.

Saudação ao Papa

Sergio Mattarella, presidente da Itália, enviou votos de felicidades ao Sucessor de Pedro e desejou “os mais fervorosos e sinceros bons votos do povo italiano e os meus melhores votos pessoais, juntamente com afetuosos desejos de saúde e bem-estar para sua pessoa”.

O presidente italiano complementou: “Como declarou recentemente: ‘Ninguém deve ameaçar a existência dos outros’”, citando as palavras do Papa num recente Angelus em referência à guerra no Oriente Médio. “Mesmo esta regra fundamental, este ‘nível mínimo’ de coexistência humana, é posta em causa no contexto dramático de uma conjuntura internacional e, em particular, do Oriente Médio marcada por violência, conflitos e impulsos de vingança”, sublinhou o presidente italiano.

“Os vossos apelos para salvaguardar os laços inevitáveis da fraternidade são, portanto, oportunos e urgentes – apelos que não cessam de desafiar as consciências de milhões de mulheres e homens em todos os continentes e que constituem sementes férteis de justiça e paz para crentes e não crentes”, continuou.

Finalmente, o Presidente Matterella aproveitou a festa de São Jorge para renovar “as expressões da proximidade do povo italiano e a minha mais elevada consideração pela sua exaltada missão apostólica”.

Celebrações prévias

Nos últimos anos, o Papa Francisco celebrou esta data com diversas iniciativas, incluindo uma Missa na Capela Paulina com os cardeais, em 2013, primeiro ano do seu pontificado; a distribuição de sorvetes em 2018, por meio da Elemosineria Apostólica, aos centros de distribuição de alimentos em Roma e arredores onde vivem os mais necessitados; e a doação, durante a pandemia de Covid-19, em 2020, de equipamentos médicos a hospitais de Espanha, Romênia e Itália, que foram particularmente afetados pela propagação do vírus, novamente por meio do cardeal Almoner, Konrad Krajewski.

A pandemia de Covid ainda assolava a festa de São Jorge de 2021, quando o Sucessor de Pedro decidiu celebrar seu aniversário onomástico fazendo uma visita surpresa para cumprimentar cerca de 600 sem-teto, que aguardavam receber a vacina na Sala Paulo VI, que se tornou um pequeno ambulatório em janeiro daquele ano.

Após cumprimentar os presentes, Francisco se dirigiu aos balcões onde foram distribuídos aos voluntários pacotes de biscoitos, salgadinhos e sucos de frutas, além de porções de um enorme e tradicional ovo de chocolate, de acordo com as normas sanitárias vigentes na época.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo