Fragmentos do Partenon

Papa recebe ministra da Grécia após doação histórica a Museu de Atenas

Ministra da Cultura da Grécia encontrou Francisco no Vaticano, após cerimônia de reunificação dos fragmentos do tempo de Partenon, doados pelo Papa

Da redação, com VaticanNews

Um dos três fragmentos reunificados aos monumentos no Museu de Atenas – rosto do menino colocado à esquerda do quadro / Foto: Reprodução Reuters

Na manhã desta segunda-feira, 27, o Papa Francisco recebeu a ministra da Cultura e do Esporte da Grécia, Styliani-Lina Mendoni, em audiência no Vaticano.

O encontro foi realizado após a cerimônia de reunificação dos três fragmentos de mármore do tempo do Partenon, na última sexta-feira, 24, no Museu da Acrópole de Atenas. A cerimônia contou com a participação da própria ministra e de uma delegação do Vaticano, que incluía o secretário do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Dom Brian Farrell.

Os fragmentos foram presenteados justamente por Francisco ao arcebispo de Atenas e de toda a Grécia, Ieronymos II, numa iniciativa considerada histórica para reunir o monumento único do patrimônio cultural do mundo.

Segundo Dom Farrell, em discurso na cerimônia em Atenas, o Papa foi protagonista de um “gesto eclesiástico, cultural e social de amizade e solidariedade com o povo da Grécia”, confirmando “ainda mais fortemente a amizade e a proximidade espiritual entre as nossas Igrejas”.

A doação dos fragmentos

No início do mês de março, o Vaticano havia assinado um acordo de doação dos três fragmentos do Partenon, até então conservados nos Museus Vaticanos.

O gesto de restituição decidido pelo Papa em dezembro de 2022 foi realizado no âmbito da política de fortalecimento do caminho ecumênico em relação à Igreja Ortodoxa e à Igreja Grega em particular, em sinal de fraternidade e paz. A implementação da doação com a assinatura do acordo também aconteceu com a presença da ministra da Cultura e do Esporte.

Os fragmentos que voltaram à Grécia

Os três fragmentos que estavam nos Museus Vaticanos por dois séculos são oriundos cada um de uma parte diferente do templo construído por Péricles entre 447 e 432 a.C.

Símbolo de toda a Grécia e sua cultura, a obra é de Phidias, que foi o superintendente do canteiro de obras e escultor do aparato decorativo.

O primeiro fragmento é a cabeça de um cavalo, parte do frontão representando a disputa entre Atenas e Poseidon pelo domínio da Ática; o segundo é a cabeça de um menino carregando bolo votivo, na procissão das Panathenae, festa comemorativa da fundação da capital grega e que se situava no lugar mais sagrado do templo, ou seja, naos. A cela que segurava a estátua crisolefantina, isto é, em marfim e ouro de Atenas Parthénos, também esculpida por Phidias.

Por último, o terceiro fragmento é uma cabeça masculina barbuda, provavelmente um dos métopas do lado sul do templo com a representação da centauromaquia, ou seja, a luta dos Centauros contra os Lapidis.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo