TRAGÉDIA

Após acidente grave na Grécia, Papa envia pedido de condolências

Francisco expressou sua tristeza pelo grave acidente de trem na Grécia, que tirou a vida de 36 pessoas e feriu outras 86

Da redação, com Vatican News e Reuters

Pelo menos 36 mortos em colisão de trem na Grécia / Foto: Reprodução Reuters

O Papa Francisco enviou uma mensagem nesta quarta-feira, 1º, para expressar suas condolências pelo acidente de trem da noite de terça-feira perto da cidade grega de Larissa, assegurando às pessoas afetadas suas orações.

“Confiando as almas dos falecidos à misericordiosa misericórdia de Deus Todo-Poderoso, [o Papa Francisco] oferece suas sinceras condolências às famílias que choram seus entes queridos.”

Ele também deu sua bênção aos feridos na colisão frontal e aos socorristas que estão prestando assistência “como penhor de força e solidariedade no Senhor”.

O telegrama do Papa Francisco foi assinado pelo cardeal secretário de Estado Pietro Parolin e dirigido ao bispo Petros Stefanou de Syros, presidente da Conferência Episcopal Grega.

Colisão frontal

Um trem de passageiros colidiu de frente com um trem de carga no norte do Vale Tempi na noite de terça-feira.

Vários carros descarrilaram e alguns pegaram fogo. O trem transportava 342 passageiros e 10 tripulantes, e 2 tripulantes estavam no trem de carga.

Pelo menos 36 pessoas morreram na colisão até o meio-dia desta quarta-feira, mas as autoridades estimavam que o número de mortos aumentasse.

As equipes de resgate passaram a quarta-feira vasculhando o casco retorcido dos trens em uma corrida para encontrar os sobreviventes.

Um passageiro de 28 anos, Stergios Minenis, disse à agência de notícias Reuters que um incêndio começou imediatamente após o acidente. “Enquanto estávamos virando, estávamos sendo queimados; o fogo estava à direita e à esquerda ”, disse ele.

Vários passageiros quebraram janelas com suas bagagens e se rastejaram pelos destroços.

Luto nacional

A presidente da Grécia, Katerina Sakellaropoulou — que estava em uma viagem de três dias Moldova e logo voltou ao país — declarou três dias de luto na Grécia. De acordo com um oficial do corpo de bombeiros ouvido pela agência de notícias Reuters, 66 dos feridos foram hospitalizados, seis dos quais em terapia intensiva.

Os sobreviventes foram evacuados para Thessaloniki, onde uma mulher correu para abraçar sua filha quando desembarcou de um ônibus com outros sobreviventes.

O chefe da unidade de emergência do hospital Larissa, Apostolos Komnos, disse que a maioria dos mortos eram jovens, na faixa dos 20 anos.

O trem de carga viajava de Thessaloniki para Larissa. A mídia local explicou que o trem deixou Atenas por volta das 19h30 (horário local). O Corpo de Bombeiros foi informado do acidente pouco antes da meia-noite.

Sistema antigo

A Grécia vendeu a operadora ferroviária TRAINOSE para a Ferrovie dello Stato Italiane da Itália em 2017 como parte de seu programa de resgate internacional, esperando que centenas de milhões de euros sejam investidos em infraestrutura ferroviária nos próximos anos.

Segundo o site da empresa italiana, é o principal fornecedor de transporte ferroviário de passageiros e mercadorias na Grécia e opera 342 rotas de passageiros e comerciais por dia.

O envelhecido sistema ferroviário da Grécia precisa ser modernizado, com muitos trens viajando em trilhos únicos e sistemas de sinalização e controle automático que ainda serão instalados em muitas áreas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo