Nataša Pirc Musar foi recebida em audiência pelo Papa Francisco, no Vaticano; em seguida, participou de reuniões na Secretaria de Estado
Da redação, com Vatican News
O encontro entre o Papa Francisco e a Presidente da República da Eslovênia, Nataša Pirc Musar, durou cerca de meia hora. Ela foi recebida na manhã desta segunda-feira, 22 de maio, no Vaticano. Das 8h50 às 9h20, o Papa e a Presidente — em visita à Itália —, mantiveram um diálogo a portas fechadas na Biblioteca do Palácio Apostólico.
Em seguida, Pirc Musar se reuniu com o Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, acompanhado pelo Secretário para Relações com Estados e Organizações Internacionais, Dom Paul Richard Gallagher.
As conversas na Secretaria de Estado
“Durante as cordiais conversações na Secretaria de Estado”, informa uma nota da Sala de Imprensa da Santa Sé, “foi expresso o apreço pelas relações bilaterais positivas, bem como pela contribuição da Igreja Católica à sociedade”.
No decorrer da conversa, acrescenta a nota, “foram discutidas várias questões internacionais, incluindo a guerra na Ucrânia e suas consequências globais, bem como a situação política nos Bálcãs Ocidentais e as perspectivas da região no processo de integração europeia”.
Os presentes
No momento da troca de presentes, o Papa presenteou a Presidente com uma obra de bronze intitulada “Amor Social”, que retrata uma criança ajudando outra a se levantar, com a inscrição “Amare Aiutare”.
O presente também ofereceu à Mensagem para a Paz 2023 o Documento sobre a Fraternidade Humana, assinado em Abu Dhabi, e o livro sobre a Statio Orbis, de 27 de março de 2020, editado pela Livraria Editora Vaticana.
Por sua vez, Pirc Musar presenteou o Pontífice com alguns produtos de mel esloveno e uma réplica do modelo de colmeia de um conhecido apicultor esloveno, Anton Janša.