AUDIÊNCIA

Papa pede que jovens africanos sejam embaixadores da paz

Francisco recebeu um grupo com crianças e adolescentes de diversas nações da África e os exortou a usar a inteligência e a diversidade para testemunhar e difundir a paz no mundo

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Foto: Massimo Valicchia via Reuters

Na manhã desta segunda-feira, 29, o Papa Francisco recebeu um grupo de crianças africanas em audiência. O encontro, que ocorreu na Sala Paulo VI, foi motivado pela comemoração do Dia da África, celebrado na última quinta-feira, 25. Diversas nações foram representadas pelos presentes na reunião com o Santo Padre.

O Papa recordou que o Dia da África é celebrado por ocasião do aniversário da fundação da União Africano em 1963. A data é um símbolo da luta pela libertação e pela valorização da identidade cultural do continente. E essa cultura tão diversa foi enaltecida, quando o Pontífice expressou sua alegria em receber jovens de países diferentes.

Leia mais
.: Papa: África, um continente a ser valorizado, não saqueado

.: Papa aos jovens do Congo: das tuas mãos pode vir a paz deste país

Depois, os convidou a partir da Exortação Apostólica Christus vivit: “Convido-vos a ter a audácia de ser ‘diferentes’, de testemunhar a beleza da generosidade, do serviço, da pureza, da coragem, do perdão, da luta pela justiça e do bem comum, do amor pelos pobres, da amizade social” (n. 36).

Embaixadores da paz em um mundo sombrio

Francisco também recordou os desafios enfrentados no continente. Terrorismo, maus governos, corrupção, desemprego dos jovens, migrações, conflitos intercomunitários, crise climática e alimentar assolam a África. “Nesse contexto, você pode se sentir impotente e desanimado e dizer a si mesmo que o futuro é sombrio e sem esperança. Mas você é jovem, carrega consigo muitos talentos, cultiva grandes ambições, tem grandes sonhos: siga grandes sonhos!”, animou o Santo Padre.

Prosseguindo, o Papa enalteceu a inteligência da juventude africana, e pediu que ela seja usada no desenvolvimento humano e integral das comunidades. Também chamou cada um a estar próximo das “crianças-soldado”, vítimas dos conflitos armados, para levar a elas um pouco de amizade.

Por fim, lembrou às crianças de contarem com os conselhos e testemunhos dos mais velhos. Esse é um dos meios para encarar o grande desafio que é a luta pela paz. “Sede embaixadores da paz, para que o mundo redescubra a beleza do amor, da convivência, da fraternidade e da solidariedade”, concluiu Francisco.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo