Encontro no Vaticano

Papa a crianças com câncer: Jesus está sempre com vocês!

Nesta segunda-feira, 29, Francisco recebeu, em audiência, no Vaticano, um grupo de crianças em tratamento de câncer, provenientes da Clínica de Oncologia da cidade de Wrocław, na Polônia

Da redação, com Vatican News

A ternura do Papa ao encontrar crianças /Foto: REUTERS – Guglielmo Mangiapane

A semana do Papa Francisco começou com a leveza das crianças, já que as duas primeiras audiências desta segunda-feira, 29, no Vaticano, eram destinadas ao encontro delas. Na sala adjacente da Sala Paulo VI, o Pontífice recebeu um grupo de mais de 50 pequenos pacientes em tratamento de câncer com seus acompanhantes, provenientes da Clínica de Oncologia da cidade polonesa de Wrocław. Em seguida, foi a vez de encontrar as cerca de 150 crianças de várias nações africanas, por ocasião do Dia da África, celebrado na última quinta-feira, 25.

Leia também
.: Câncer infantil: em tweet, Papa reflete sobre o sofrimento das crianças

No primeiro encontro com o grupo polonês, Francisco teve o auxílio do tradutor a quem se dirigiu logo no começo da saudação, quando falou da alegria ao receber as crianças no Vaticano: “como se diz ‘muito obrigado, bem-vindo’ em polonês?”. Obviamente, com a dificuldade do “dziękuję bardzo” e “witamy”, o Papa foi diretamente ao assunto, encorajando pacientes, pais, cuidadores e profissionais a serem “apóstolos do amor de Deus” na Igreja e no mundo. Levar esse testemunho da alegria do amor de Deus aos outros, apesar das dificuldades no caminho de quem convive com o câncer, porque “precisam se curar, superar a doença ou conviver com a doença, e isso não é fácil”:

“Quantas vezes na vida nos encontramos na situação de não ter forças para continuar. Mas vocês nunca estão sozinhos! Jesus está sempre perto e lhes diz: ‘Vai, vai, vai em frente! Eu estou com você’. ‘Pego você pela mão’, diz Jesus, como quando vocês eram crianças aprendendo a dar os primeiros passos. Queridas crianças, Jesus está sempre ao nosso lado para nos dar esperança. Sempre, mesmo nos momentos da doença, mesmo nos momentos mais dolorosos, mesmo nos momentos mais difíceis: o Senhor está ali!”

Jesus e Nossa Senhora estão sempre presentes

E não só Ele, continuou o Papa, mas uma legião formada pelos familiares, médicos e amigos que ajudam a seguir em frente. “Pensem na mãe de vocês, que deu à luz, e ao seu pai”, reforçou Francisco, recordando o quanto “Deus os ama”. Além disso, convidando todos a rezar uma Ave-Maria juntos para recordar Nossa Senhora, Francisco disse para lembrar também da sua constante ternura maternal:

“Se alguém se vê sozinho e se sente abandonado, não esqueçamos que Nossa Senhora está sempre perto, especialmente quando sentimos o peso da doença com todos os seus problemas: ela está ali perto, como esteve ao lado do seu Filho Jesus quando todos o abandonaram. Maria está sempre presente, ao nosso lado, com a sua ternura maternal.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo