CATÁSTROFES NATURAIS

Papa pede solidariedade às comunidades afetadas pelo ciclone Mocha

O Santo Padre lançou um apelo às autoridades para facilitar a entrega de ajuda humanitária aos povos atingidos pelo ciclone na Baía de Bengala, que causou mortes e destruição em áreas entre Mianmar e Bangladesh

Da redação, com Vatican News

O Santo Padre pediu preces à população atingida pelo ciclone Mocha / Foto: Reprodução Reuters

O Papa Francisco apelou às autoridades responsáveis pelo acesso à assistência humanitária para facilitar a entrega de ajuda aos povos atingidos pelo ciclone Mocha na Baía de Bengala.

Falando durante a oração Regina Coeli neste domingo, 28, o Sucessor de Pedro salientou que “mais de 800 mil pessoas”, além dos muitos refugiados rohingya que fogem da violência em Mianmar e que chegam a Bangladesh em “condições precárias” precisam de ajuda.

“Convido você a orar pelas pessoas que vivem na fronteira de Mianmar-Bangladesh que foram duramente atingidas por um ciclone”, disse ele.

Morte e destruição

Até o momento, 41 pessoas morreram e cerca de 700 ficaram feridas após a passagem do ciclone Mocha, que atingiu a costa entre Cox’s Bazar, em Bangladesh, e o município de Kyaukpyu, em Mianmar, em 14 de maio. Um relatório oficial estima que a catástrofe afetou cerca de 5,4 milhões de pessoas em Mianmar, com 3,2 milhões precisando de assistência humanitária.

Em Bangladesh, de acordo com esse relatório, o ciclone afetou aproximadamente 2,3 milhões de pessoas e destruiu cerca de 12 mil casas. Um alto nível de necessidades preexistente significa que os refugiados rohingya que vivem em campos são os mais afetados.

Apelo do Papa para distribuição de ajuda

“Enquanto renovo minha solidariedade a essas populações, faço um apelo aos responsáveis para que facilitem o acesso à ajuda humanitária”, disse o Papa Francisco.

Concluiu com um apelo “ao sentido da solidariedade humana e da solidariedade eclesial, para vir em auxílio destes nossos irmãos e irmãs”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo