Comunidade internacional

Papa pede acolhimento de migrantes: “abrir a porta do coração”

Francisco voltou a frisar que o fenômeno migratório exige uma responsabilidade partilhada e pediu novamente esforços no acolhimento de migrantes

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Migrantes e refugiados em armazém na região de Grodno / Foto: Reprodução Reuters

O Papa Francisco volta a chamar a atenção da comunidade internacional para o fenômeno migratório, com ênfase à necessidade de acolhimento. Após a catequese desta quarta-feira, 22, Francisco convidou a uma ação partilhada para aliviar o drama de migrantes na região do Mediterrâneo.

Leia também
.: Papa ouve migrantes e pede ao mundo: passar do conflito à comunhão

O Santo Padre recordou sua recente viagem a Chipre e à Grécia no início de dezembro. Na ocasião, pôde constatar como somente alguns países europeus estão suportando a maioria das consequências do fenômeno migratório na área mediterrânica. “Na realidade, isso exige uma responsabilidade partilhada, da qual nenhum país pode se isentar, porque é um problema de humanidade”, observou.

O próprio Francisco voltou de viagem levando a Roma um grupo de refugiados, contando com a generosa abertura das autoridades italianas. Hoje, essas pessoas estavam lá na Sala Paulo VI, na audiência geral.

“Cuidaremos deles, como Igreja, nos próximos meses. É um pequeno sinal, que espero que sirva de estímulo para outros países europeus, para que permitam às realidades eclesiais locais de se encarregar de outros irmãos e irmãs que precisam urgentemente serem recolocados, acompanhados, promovidos e integrados”.

Francisco concluiu sua intervenção destacando que são muitas as Igrejas locais, congregações religiosas e organizações católicas que estão prontas para este acolhimento. “Serve somente abrir uma porta, a porta do coração! Não deixemos de fazer isso neste Natal”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo