Em discurso no Vaticano, Papa lembrou que a pandemia agravou situações difíceis para muitos trabalhadores, mas isso não pode justificar omissões na justiça e segurança
Da Redação, com Vatican News
O Papa Francisco recebeu em audiência, neste sábado, 29, no Vaticano, membros da Associação Italiana de Químicos do Couro. No discurso, apontou as dificuldades no mundo do trabalho agravadas pela pandemia, mas destacou que isso não é uma desculpa para negligenciar a justiça no trabalho. O Pontífice exortou a atentar sobre esses dois pontos: justiça e segurança.
“A crise pode ser encarada como uma oportunidade para crescer juntos na solidariedade e na qualidade do trabalho. Que o exemplo e a intercessão de São José os ajude a não ceder ao desânimo, a valorizar com criatividade seus talentos e sua grande experiência para seguir em frente e abrir novos caminhos.”
Leia também
.: Papa na catequese: o trabalho é uma unção de dignidade
.: Trabalho expressa e alimenta a dignidade do ser humano, diz Papa
.: “Que haja trabalho para todos e que seja trabalho digno”, reza Papa
A Associação é um ponto de referência para todos que trabalham com coro no mundo. Os conhecimentos e técnicas científicas são aplicadas a uma antiga tradição e, segundo Francisco, a contribuição desses trabalhadores é original e característica.
“É muito importante encontrar a sabedoria dos idosos e o entusiasmo dos jovens: imagino os jovens que se apaixonam por um setor original como o de vocês, e têm necessidade de encontrar “velhos do ofício”, que têm muito a ensinar, e não somente no nível técnico, mas também no humano”.
Cuidados com a Casa Comum
O Pontífice também destacou o impacto ambiental das atividades que utilizam produtos químicos para o tratamento de materiais destinados ao uso cotidiano. Ele não deixou de chamar a atenção para os cuidados com a Casa Comum.
“É muito precioso o fazer uma associação, pois são compartilhados conhecimentos, experiências, além de atualizações jurídicas e técnicas; e assim se ajuda a crescer juntos em um estilo de responsabilidade social e ecológica. Isto é muito importante!”
A Secção Italiana da Sociedade Internacional de Químicos do Couro foi fundada em 1904. Um dos seus primeiros objetivos é promover a cultura científica do mundo do couro. Também há o comprometimento em criar contatos entre os colaboradores do mundo do curtimento e a apoiar ativamente a formação escolar com bolsas de estudo nos principais distritos de curtumes italianos.