AUDIÊNCIA

Papa: “fraternidade é o fermento de paz de que as periferias precisam”

Em audiência com delegação francesa de jovens missionários, Francisco pediu sincera acolhida a pessoas nas periferias existenciais

Da Redação, com Vatican News

Foto: Alessia Giuliani/IPA/Sipa USA via Reuters Connect

Nesta quinta-feira, 4, o Papa Francisco recebeu, em audiência, uma delegação de jovens franceses da Fraternidade Missionária das Cidades. Eles realizaram uma peregrinação a Roma para visitar os túmulos de São Pedro e São Paulo, e, durante sua viagem, encontraram-se com o Santo Padre.

Em um breve discurso aos presentes, o Pontífice recordou que “ainda estamos imersos na luz do Natal”, e os convidou a contemplar o presépio. Ele o descreveu como um lugar simples e pobre, periférico, e citou que os pastores que foram ao encontro do recém-nascido são pessoas marginalizadas.

Contudo, o Evangelho da salvação foi anunciado primeiramente a eles, que, apesar de pobres, têm o coração disponível. Da mesma forma, o Papa exortou todos a perseverar neste anúncio aos que vivem nas periferias existenciais das sociedades atualmente. “Não tenham medo de deixar sua segurança para partilhar a vida cotidiana de seus irmãos e irmãs. Entre eles, muitos têm o coração aberto e esperam, sem saber, pelo feliz anúncio”, declarou.

Leia mais
.: “Cultura do encontro” de Francisco é uma oposição à exclusão, diz padre

.: Sair do próprio mundo para chegar às periferias é um pedido aos casais

Fraternidade

Neste sentido, Francisco convidou os jovens a viver a fraternidade nos bairros, com corações, mãos e ouvidos abertos para uma acolhida sincera. “A fraternidade é o fermento de paz de que as periferias precisam: ela permite que cada um se sinta acolhido assim como é e onde se encontra”, afirmou.

Por fim, o Pontífice também exortou os participantes da audiência a descobrir nos irmãos a presença de Jesus e a mostrar a presença de um Deus compassivo, que quer se expressar e agir por meio de seus gestos, suas palavras, sua simples presença. “Hoje, vocês têm a missão corajosa e necessária de levar a proximidade, a compaixão e a ternura de Deus às pessoas que, muitas vezes, são privadas de dignidade e de amor”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo