AUDIÊNCIA COM HOSPITAL

Saúde centrada na pessoa, com apoio da tecnologia, indica Papa

Em audiência com representantes do Hospital “Francesco Miulli”, Francisco destacou cuidado com os mais frágeis apoiado pelo desenvolvimento científico

Da Redação, com Vatican News

Foto: Alessia Giuliani /IPA/ Sipa/ USA via Reuters

Nesta segunda-feira, 18, o Papa Francisco recebeu em audiência os representantes do Hospital “Francesco Miulli”, situado na região de Bari, na Itália. Trata-se de “um lugar que une a inspiração cristã ao profissionalismo e à inovação clínica e tecnológica”, disse o Pontífice.

Neste contexto, o Santo Padre destacou dois aspectos desta obra: colocar a pessoa no centro e promover a pesquisa científica. Ele recordou que o hospital é muito antigo, fundado há nove séculos, como “hospital para pobres doentes”.

Com a fidelidade ao compromisso de colocar a pessoa no centro, o hospital passou por um crescimento contínuo, evidenciado pela atualização constante, tanto dos tratamentos, como das estruturas. Dessa forma, consegue prestar o serviço mais completo possível aos pacientes.

Leia mais
.: A saúde não é um luxo, é para todos, defende Papa Francisco

.: Vida e saúde são valores fundamentais para todos, reitera Papa

Francisco citou também a nova sede do hospital, que permite oferecer aos pacientes mais de 600 leitos, com salas e blocos cirúrgicos, além de clínica para migrantes, cuja inauguração ele testemunhou – e que conta com serviços voluntários. “Com tudo isto, pode-se dizer que o ‘Miulli’ é um recurso precioso para o seu território e também a nível nacional”, afirmou.

Desenvolvimento científico

Em relação ao segundo aspecto, o Papa indicou que o hospital tem se empenhado, há décadas, para promover pesquisas científicas com várias universidades italianas. Seguindo esse curso, há dois anos recebeu o credenciamento do Ministério da Universidade e Pesquisa, passando a ser Policlínica Universitária.

“Este é um objetivo de grande valor, que por um lado permite aos profissionais de saúde presentes realizar um serviço reconhecido tanto no âmbito acadêmico quanto assistencial no próprio território. Por outro lado também dá a oportunidade aos pesquisadores locais de não emigrar (…). Na verdade, pode encorajar outros profissionais de alto nível a virem trabalhar na Itália, num intercâmbio enriquecedor de competências em horizontes mais amplos”, explicou o Pontífice.

Por fim, ele pontuou que o Hospital “Francesco Miulli” pode promover um ciclo virtuoso para cuidados de saúde cada vez melhores. Desta forma, beneficiará a comunidade e os pacientes, tendo ao mesmo tempo em mente a qualidade do serviço e a atenção às pessoas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo