22 a 25 de agosto

Papa Francisco saúda Sínodo das Igrejas Metodista e Valdense

Sínodo se reunirá na tradicional sede da Torre Pellice (Torino, Itália) e será realizado on-line 

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco / Foto: Daniel Ibanez – CNA

Por meio de um telegrama, assinado pelo Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, o Papa Francisco dirigiu sua saudação fraterna aos participantes do Sínodo das Igrejas Metodista e Valdense, que acontece de 22 a 25 de agosto.

O Sumo Pontífice eleva uma oração de louvor ao Senhor pela “frutuosa abertura e conhecimento mútuo que alimentam as relações entre valdenses e católicos”, e garante “uma recordação orante para que todos os cristãos se esforcem por continuar com generosidade no caminho da plenitude. comunhão, testemunhando com alegria o Evangelho e promovendo os valores da justiça, da paz e da solidariedade, com especial atenção aos mais desfavorecidos e marginalizados ”.

Com tais sentimentos – escreve Parolin – “invocai nas obras do Sínodo valdense a bênção do Senhor”.

Os trabalhos do Sínodo, que terminará em 25 de agosto, acontecerão na Torre Pellice na presença do Conselho Valdense, da Comissão de Exame e das Comissões Administrativas, enquanto os membros do Sínodo participarão remotamente através da conexão on-line.

Programação

Na agenda, estarão diversos temas, além de duas consagrações programadas, a do candidato ao ministério pastoral Gabriele Bertin e a da diaconisa Mônica Natali. O testemunho das igrejas terá amplo espaço na sociedade pós-cobiça, como explica o pastor Pawel Gajewski, relator da Comissão de Revisão. 

“A pandemia nos marcou, causando críticas, mas também fazendo florescer a resiliência e a solidariedade. Agora, temos que ver onde estamos e que horizontes se abrem diante de nós. Temos que fazer um balanço de nossas obras diaconais e da relação entre pregação e diaconia. Falaremos sobre a formação permanente, que deve ser orgânica, inserida nas agendas das Igrejas locais, atenta às aparências e às necessidades de cada comunidade.”

Outros temas importantes serão os programas para a juventude, a questão da saúde e a relação com a criação, também no que se refere às dezessete metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, assinada por 193 países membros das Nações Unidas. E, entre outros, acrescenta Gajewski, “as celebrações do ano 2032, quinhentos anos após o Sínodo de Chanforan, no qual os valdenses decidiram aderir à Reforma”.

No domingo, 22, haverá a cerimônia de inauguração no templo Torre Pellice, presidida pelo pároco Winfrid Pfannkuche. Na segunda-feira, 23, noite pública organizada pela Mesa Valdense sobre o tema “A próxima geração da UE. Os jovens e a Europa entre o sonho da recuperação e o risco da marginalização”. Na quarta, 25, Fronteiras diaconais do jardim da Casa Valdense com o tema Pensamento teológico e diaconal.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo