pós-operatório

Papa Francisco passou uma noite tranquila, informa Santa Sé

Equipe médica, que acompanha o pós-operatório do Papa, atualizou a Santa Sé sobre o estado clínico do Pontífice

Da redação, com Vatican News

Hospital Universitário A. Gemelli /Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane

O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, comunicou, no final da manhã desta quinta-feira, 8, que a equipe médica que acompanha o pós-operatório do Papa Francisco afirmou que ele passou uma noite tranquila, conseguindo repousar de modo prolongado. “Está em boas condições gerais, vigilante e respira espontaneamente”, lê-se no comunicado.

“Os exames de controle de rotina são bons. Durante todo o dia, observará o necessário repouso pós-operatório”, complementou Bruni. O Papa foi informado das mensagens de proximidade e afeto que chegaram nas últimas horas e expressou a sua gratidão, pedindo ao mesmo tempo que continuem a rezar por ele.

O Santo Padre realizou uma cirurgia de três horas nesta quarta-feira, 7, logo após a Audiência Geral. No Hospital Universitário A. Gemelli, ele passou por uma laparotomia e uma cirurgia plástica da parede abdominal com prótese, sob anestesia geral. O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou que, por precaução, todas as audiências estão suspensas até 18 de junho.

Declaração do médico

No final da tarde de ontem, o responsável pela operação, o diretor do Departamento de Ciências Médicas e Cirúrgicas Abdominais e Endócrino-Metabólicas, Prof. Sergio Alfieri, deu uma declaração. Ele explicou que a cirurgia foi em virtude de uma hérnia no local das cicatrizes de operações cirúrgicas efetuadas em anos anteriores. A laparocele encarcerada, designação médica, causava ao Papa, há alguns meses, uma dolorosa e progressiva síndrome suboclusiva intestinal.

Na cirurgia, explicou o médico, foram encontradas as aderências que causavam o problema e o procedimento foi a liberação dessas cicatrizes internas. A reparação foi feita mediante uma plástica da parede abdominal com o auxílio de uma tela protética.

“A intervenção cirúrgica e a anestesia geral foram desenvolvidas sem complicações. O Santo Padre reagiu bem”, concluiu o professor Alfieri. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo