Santa Sé informa

Cirurgia do Papa Francisco é concluída sem complicações

Internação durará vários dias para permitir o normal decurso pós-operatório e a plena retomada funcional; estão suspensas todas as audiências do Papa até o dia 18 de junho

Da redação, com Vatican News e Santa Sé 

Hospital Universitário A. Gemelli/Foto: REUTERS – Remo Casilli

A operação do Papa Francisco foi concluída sem complicações. É o que indicou o novo comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé. A cirurgia durou três horas e ocorreu na manhã desta quarta-feira, 7. O Pontífice presidiu a Audiência Geral e na sequência se dirigiu ao Hospital Universitário A. Gemelli para a realização de uma laparotomia e uma cirurgia plástica da parede abdominal com prótese, sob anestesia geral. 

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou que, por precaução, todas as audiências estão suspensas até 18 de junho.

Declaração do médico

A operação foi realizada no início da tarde pelo Prof. Sergio Alfieri, Diretor do Departamento de Ciências Médicas e Cirúrgicas Abdominais e Endócrino-Metabólicas, assistido por uma equipe médica.

Após a cirurgia, o prof. Alfieri deu uma declaração. Ele explicou que a cirurgia foi em virtude de uma hérnia no local das cicatrizes de operações cirúrgicas efetuadas em anos anteriores. A laparocele encarcerada, designação médica, causava ao Papa, há alguns meses, uma dolorosa e progressiva síndrome suboclusiva intestinal.

Prof. Alfieri e Matteo Bruni falam à imprensa / Foto: REUTERS/Remo Casilli

Na cirurgia, explicou o médico, foram encontradas as aderências que causavam o problema e o procedimento foi a liberação dessas cicatrizes internas. A reparação foi feita mediante uma plástica da parede abdominal com o auxílio de uma tela protética.

“A intervenção cirúrgica e a anestesia geral foram desenvolvidas sem complicações. O Santo Padre reagiu bem”, concluiu o prof. Alfieri. 

A Santa Sé informou ainda que o Santo Padre está atento e consciente e agradece pelas inúmeras mensagens de proximidade e oração que chegaram de imediato. 

Mensagens de proximidade

Algumas comunidades, conferências e autoridades religiosas manifestaram suas orações por Francisco. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), afirmou que estava unida a todos os que elevaram suas preces pelo sucesso da operação do Santo Padre. Eles invocaram a Virgem Maria, Nossa Senhora Aparecida, para que intercedesse pelo Papa Francisco dando a ele completo reestabelecimento da saúde. “Que ele seja cada vez mais fortalecido na sua missão”, lê-se.

A Comunidade de Santo Egídio expressou todo o seu afeto e proximidade ao Papa Francisco unindo-se às orações de toda a Igreja pelo bom êxito da cirurgia e pela rápida recuperação de sua saúde: “Esperamos o senhor em breve no pleno exercício do seu ministério de pastor, um ponto de referência precioso para muitos”.

A Conferência Episcopal Italiana (CEI) manifestou ao Papa Francisco, a proximidade e o afeto dos bispos e da Igreja na Itália. Em mais esse momento de provação, a presidência se uniu em torno do Santo Padre e convidou as comunidades eclesiais a apoiá-lo com a oração. Com os melhores votos de uma rápida recuperação, os bispos italianos confiaram ao Senhor o trabalho dos médicos e dos demais profissionais da saúde.

O presidente da Fraternidade de Comunhão e Libertação, Davide Prosperi, ao ouvir a notícia da operação à qual o Papa Francisco foi submetido hoje no Policlínico Gemelli, afirmou: ”Todo o movimento de Comunhão e Libertação está próximo com muito afeto ao Papa Francisco e se une a orações pela sua saúde e pelo bom êxito da cirurgia. Com os sinceros votos de que possa se recuperar em breve e voltar a nos testemunhar a sua orientação paterna no caminho de fé de toda a Igreja”.

A presidência nacional da Ação Católica Italiana e a Associação como um todo estiveram mais uma vez unidas com a oração e o afeto carinhoso de filhos ao Papa Francisco. Confiando numa rápida e plena recuperação, as crianças, os jovens e adultos da Ação Católica abraçaram idealmente o Santo Padre, elevando orações e súplicas ao Senhor para que com a ajuda de sua graça apoiasse e consolasse o Papa Francisco durante sua convalescença pós-operatória e para que logo recuperasse a saúde para exercer plenamente o seu ministério de pai e pastor. “Confiamos também ao Senhor o trabalho dos médicos e de demais profissionais da saúde que, com paixão e amor, cuidarão do Santo Padre. Estamos certos de que também nesta ocasião o Papa Francisco nos ensinará a enfrentar o sofrimento apoiados na fé e na esperança cristã”.

A Diocese de Roma também se uniu em torno do Santo Padre invocando a bênção do Senhor para sua rápida recuperação.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo