Aniversário

Papa Francisco completa 85 anos e bispos brasileiros enviam felicitações

Bispos brasileiros elencam qualidades do Pontífice e destacam que sua vida é dom para a Igreja e para a sociedade

Julia Beck 
Da redação

Papa Francisco / Foto: Daniel Ibanez – CNA

Quatro dias após comemorar 52 anos de ordenação sacerdotal, o Papa Francisco celebra seu aniversário natalício. O Santo Padre completa 85 anos de vida nesta sexta-feira, 17.

Desses 85 anos, nove foram festejados enquanto Papa. Nesse tempo, muitos bispos brasileiros tiveram a oportunidade de conhecer o Papa pessoalmente ou acompanhar de perto seu pontificado. 

O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor de Oliveira, esteve com o Santo Padre em diferentes oportunidades. Encontros marcantes, destaca o arcebispo.

“Papa Francisco irradia alegria, simplicidade e entusiasmo na missão de proclamar a Palavra de Deus, cultivando um jeito de ser que inspira o mundo a seguir os ensinamentos de Jesus. Assim, todos que se fazem próximos do Papa têm a oportunidade de serem tocados pela beleza de sua presença evangélica e avançar na vivência dos valores do Evangelho, interpelados a professar a fé cristã com mais autenticidade”, disse.

Proximidade e dedicação

Assim como Dom Walmor, o arcebispo de Porto Alegre (RS) e vice-presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, recorda importantes momentos que teve com Francisco.

A atenção do Pontífice com cada pessoa que se aproxima, sua simplicidade, confiança e fé foram sublinhados pelo bispo. “É impressionante o vigor e a presteza deste homem que, no alto dos seus 85 anos, está ativo, trabalhando com determinação, dedicação e buscando fazer o melhor”, comenta.

Leia mais
.: Sejamos ativos no amor a Deus e ao próximo, pede Papa Francisco

O primeiro contato do arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Cardeal Orani Tempesta, com o Papa Francisco foi na JMJ 2013, que aconteceu na arquidiocese do prelado. O purpurado caracteriza o Pontífice como aberto ao diálogo e muito devoto.

“Sempre que nos encontramos em Roma, ele pergunta do Rio de Janeiro, lembra o meu nome. Isso marca, gera proximidade”, assegura.

Acesse
.: Galeria de fotos da JMJ Rio 2013
.: JMJ Rio 2013 completa 5 anos; bispo comenta principais frutos

Para o arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Leomar Brustolin, Papa Francisco é muito otimista, preocupado em propor caminhos. “Um homem lúcido, capaz de enxergar, ver os sinais de Deus no nosso tempo e propor caminhos missionários: como o de uma Igreja em saída”, indica.

Dom Brustolin destaca que o testemunho, os gestos, as palavras, os escritos e as homilias de Francisco têm coerência e preocupação focadas em Jesus Cristo como único Salvador da humanidade.

Profunda espiritualidade e opção pelos pobres

“Algo que me marca profundamente na pessoa do Papa Francisco é a sua simplicidade, clareza e profetismo. É um ser humano de uma profunda espiritualidade. Isso é uma das marcas do ministério do Papa Francisco: deixar-se conduzir pelo Espírito de Deus, na condução da Igreja e na dinamização pastoral e de uma evangelização que tenha como centro a pessoa de Jesus Cristo.” É o que afirma o arcebispo de Porto Velho (RO), Dom Roque Paloschi.

O bispo sublinha a reforma que o Pontífice vem fazendo no interior da Igreja, assumindo posturas proféticas com relação a algumas feridas que mancham a imagem da Igreja.

“Ressalto a sua opção preferencial pelos pobres, assumindo ser uma Igreja em Saída, Samaritana, Serva e Mariana; sua sensibilidade pelos indefesos e pela defesa da causa de uma ecologia integral. Muito temos que aprender com ele, sermos igreja missionária e sinodal.”

Leia mais
.: Papa Francisco institui “Dia Mundial dos Pobres”
.: “Por uma Igreja pobre com e para os pobres”, pede Papa

Sinal de unidade e paz

O bispo de Itaguaí (RJ), Dom Frei José Ubiratan Lopes, cometa que a figura do Papa é um ponto de referência não só para a Igreja Católica, mas para todos os povos e nações.

“Ele (Francisco) é um sinal de unidade e de paz. Adotar o Papa como o sucessor de Pedro torna-se uma questão de fé, pois cremos que ele foi escolhido pela inspiração e vontade do Espírito Santo.”

Leia mais
.: Papa: é urgente solidariedade baseada na justiça, paz e unidade

Apoio aos jovens

Enquanto presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, o bispo de Valença (RJ), Dom Nelson Francelino Ferreira, ressalta a compreensão do Papa e o apoio que ele dá aos jovens.

Segundo o prelado, Francisco reforça, em seu pontificado, que a juventude é o agora de Deus, aproximando-se dela, ouvindo-a e acolhendo-a com o carinho de Pai.

Dom para a Igreja

Os setes bispos entrevistados afirmam, de forma unânime, que a vida do Papa Francisco é um dom para a Igreja e também para a sociedade. “Vivemos uma época marcada por tantas fragmentações, e o Papa tem sido uma referência de comunhão”, aponta Dom Jaime.

“Ele é um líder para a Igreja Católica e para toda a sociedade nesses tempos difíceis”, concorda Dom Brustolin. Cardeal Orani acrescenta que Francisco é alguém que ama a Cristo, segue Jesus e, por amor à Igreja, vem para reforçar a sua missão.

Segundo Dom Roque, a vida do Papa é um grande dom de Deus, porque ele se faz pão partilhado para todos e todas. Nada nem ninguém está fora do seu coração, complementa.

“A vida do Papa Francisco é oferta à Igreja, pois os olhares do mundo se voltam ao sucessor do apóstolo Pedro em busca de uma palavra que inspire mudanças, de uma orientação capaz de ajudar a humanidade a ganhar novo rumo. Nosso amado Papa Francisco corresponde a essas expectativas magistralmente, conjugando admirável leveza com densidade, alicerçadas no seu jeito simples que remete a São Francisco de Assis”, opina Dom Walmor.

Felicitações

Diante do aniversário do Santo Padre, os bispos deixaram suas felicitações. Confira:

Foto: Ascom – Arquipoa

“Ao Papa Francisco desejo saúde e paz. Uma paz inspirada na Sagrada Escritura, no Shalom bíblico, isto é, o melhor. (…) De minha parte, renovo meu compromisso de caminhar na comunhão da Igreja e de promover a comunhão.”

– Dom Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS) e vice-presidente da CNBB

 

Foto: Wesley Almeida – CN

“Agradeço a Deus pelo dom de sua vida, pela beleza de seu testemunho de fé, que leva ao coração de cada pessoa o horizonte luminoso do Evangelho de Jesus. Todos os dias, rezo suplicando bênçãos para o seu ministério, que muito tem contribuído para o caminho missionário da Igreja. Parabéns ao Santo Padre por seu aniversário! Seguimos juntos na missão, na bonita unidade dos que professam a fé cristã católica para ajudar o mundo a mudar ao sabor do Evangelho.”

– Dom Walmor de Oliveira
Arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB

 

Foto: Ascom – Arquipoa

“Desejo ao Papa Francisco muita vida, muita saúde, muita paz. Que continue sendo esse sinal único da fidelidade a Jesus neste mundo, capaz de transformar a realidade e apontar para um mundo pleno de sentido, um mundo que Deus prepara para nós no seu Reino. Agradeço a Deus o dom da presença do Papa Francisco em nossa Igreja, em nossa vida, inspirando-nos a seguir no caminho de Jesus Cristo.”

– Dom Leomar Brustolin
Arcebispo de Santa Maria (RS)

 

Foto: Arquivo CN

“Desejo que, ao completar mais um ano de vida, o Senhor lhe dê muita saúde, muita força e muitas luzes para continuar servindo a Deus na caminhada como Pontífice da Igreja. (…) Neste momento difícil que estamos vivendo, desejo que continue conduzindo a Igreja por caminhos que levem à evangelização e à missão nos dias de hoje.”

– Cardeal Orani Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

 

Foto: Arquidiocese de Porto Velho

“Neste dia especial de seu aniversário, louvo ao Deus Criador, rico em misericórdia, pelo dom de sua vida. Rogo ao Pai que lhe conceda a ousadia profética do Apóstolo Paulo, para que continue sua missão de anunciar e denunciar. Rogo ao Cristo que lhe conceda o amor do evangelista João, para que continue amando a Deus e ao próximo com todas as suas forças. Rogo ao Espírito Santo que lhe conceda a fé de São Pedro para que leve a sua missão de pontífice até o dia em que for chamado à Glória. E peço a Virgem Maria que carinhosamente o guarde em seu colo de Mãe nos momentos mais dolorosos de sua vida e missão. Feliz Aniversário!”.

– Dom Roque Paloschi
Arcebispo de Porto Velho (RO)

 

“Em nome da juventude e dos mais empobrecidos, parabenizamos o Papa Francisco e nos comprometemos a rezar por ele, para que essa vida singular continue nos despertando a construir uma vida missionária com os pobres. Papa Francisco, viva tanto mais que Pedro.”

– Dom Nelson Francelino Ferreira
Bispo de Valença (RJ) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB

 

Foto: Arquivo Pessoal

“Com as minhas orações, continuo invocando as bênçãos do Pai e a proteção da Santíssima Virgem, sobretudo ao celebrar o seu natalício no dia 17 de dezembro, ao completar 85 anos. Deus seja louvado pelo dom da sua vida e por sua presença na cátedra de Pedro! Que os dons do Espírito Santo estejam presentes em sua missão e em seus dias.”

– Dom Frei José Ubiratan Lopes
Bispo de Itaguaí (RJ)

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo