Bispos brasileiros elencam qualidades do Pontífice e destacam que sua vida é dom para a Igreja e para a sociedade
Julia Beck
Da redação
Quatro dias após comemorar 52 anos de ordenação sacerdotal, o Papa Francisco celebra seu aniversário natalício. O Santo Padre completa 85 anos de vida nesta sexta-feira, 17.
Desses 85 anos, nove foram festejados enquanto Papa. Nesse tempo, muitos bispos brasileiros tiveram a oportunidade de conhecer o Papa pessoalmente ou acompanhar de perto seu pontificado.
O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor de Oliveira, esteve com o Santo Padre em diferentes oportunidades. Encontros marcantes, destaca o arcebispo.
“Papa Francisco irradia alegria, simplicidade e entusiasmo na missão de proclamar a Palavra de Deus, cultivando um jeito de ser que inspira o mundo a seguir os ensinamentos de Jesus. Assim, todos que se fazem próximos do Papa têm a oportunidade de serem tocados pela beleza de sua presença evangélica e avançar na vivência dos valores do Evangelho, interpelados a professar a fé cristã com mais autenticidade”, disse.
Proximidade e dedicação
Assim como Dom Walmor, o arcebispo de Porto Alegre (RS) e vice-presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, recorda importantes momentos que teve com Francisco.
A atenção do Pontífice com cada pessoa que se aproxima, sua simplicidade, confiança e fé foram sublinhados pelo bispo. “É impressionante o vigor e a presteza deste homem que, no alto dos seus 85 anos, está ativo, trabalhando com determinação, dedicação e buscando fazer o melhor”, comenta.
Leia mais
.: Sejamos ativos no amor a Deus e ao próximo, pede Papa Francisco
O primeiro contato do arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Cardeal Orani Tempesta, com o Papa Francisco foi na JMJ 2013, que aconteceu na arquidiocese do prelado. O purpurado caracteriza o Pontífice como aberto ao diálogo e muito devoto.
“Sempre que nos encontramos em Roma, ele pergunta do Rio de Janeiro, lembra o meu nome. Isso marca, gera proximidade”, assegura.
Acesse
.: Galeria de fotos da JMJ Rio 2013
.: JMJ Rio 2013 completa 5 anos; bispo comenta principais frutos
Para o arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Leomar Brustolin, Papa Francisco é muito otimista, preocupado em propor caminhos. “Um homem lúcido, capaz de enxergar, ver os sinais de Deus no nosso tempo e propor caminhos missionários: como o de uma Igreja em saída”, indica.
Dom Brustolin destaca que o testemunho, os gestos, as palavras, os escritos e as homilias de Francisco têm coerência e preocupação focadas em Jesus Cristo como único Salvador da humanidade.
Profunda espiritualidade e opção pelos pobres
“Algo que me marca profundamente na pessoa do Papa Francisco é a sua simplicidade, clareza e profetismo. É um ser humano de uma profunda espiritualidade. Isso é uma das marcas do ministério do Papa Francisco: deixar-se conduzir pelo Espírito de Deus, na condução da Igreja e na dinamização pastoral e de uma evangelização que tenha como centro a pessoa de Jesus Cristo.” É o que afirma o arcebispo de Porto Velho (RO), Dom Roque Paloschi.
O bispo sublinha a reforma que o Pontífice vem fazendo no interior da Igreja, assumindo posturas proféticas com relação a algumas feridas que mancham a imagem da Igreja.
“Ressalto a sua opção preferencial pelos pobres, assumindo ser uma Igreja em Saída, Samaritana, Serva e Mariana; sua sensibilidade pelos indefesos e pela defesa da causa de uma ecologia integral. Muito temos que aprender com ele, sermos igreja missionária e sinodal.”
Leia mais
.: Papa Francisco institui “Dia Mundial dos Pobres”
.: “Por uma Igreja pobre com e para os pobres”, pede Papa
Sinal de unidade e paz
O bispo de Itaguaí (RJ), Dom Frei José Ubiratan Lopes, cometa que a figura do Papa é um ponto de referência não só para a Igreja Católica, mas para todos os povos e nações.
“Ele (Francisco) é um sinal de unidade e de paz. Adotar o Papa como o sucessor de Pedro torna-se uma questão de fé, pois cremos que ele foi escolhido pela inspiração e vontade do Espírito Santo.”
Leia mais
.: Papa: é urgente solidariedade baseada na justiça, paz e unidade
Apoio aos jovens
Enquanto presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, o bispo de Valença (RJ), Dom Nelson Francelino Ferreira, ressalta a compreensão do Papa e o apoio que ele dá aos jovens.
Segundo o prelado, Francisco reforça, em seu pontificado, que a juventude é o agora de Deus, aproximando-se dela, ouvindo-a e acolhendo-a com o carinho de Pai.
Dom para a Igreja
Os setes bispos entrevistados afirmam, de forma unânime, que a vida do Papa Francisco é um dom para a Igreja e também para a sociedade. “Vivemos uma época marcada por tantas fragmentações, e o Papa tem sido uma referência de comunhão”, aponta Dom Jaime.
“Ele é um líder para a Igreja Católica e para toda a sociedade nesses tempos difíceis”, concorda Dom Brustolin. Cardeal Orani acrescenta que Francisco é alguém que ama a Cristo, segue Jesus e, por amor à Igreja, vem para reforçar a sua missão.
Segundo Dom Roque, a vida do Papa é um grande dom de Deus, porque ele se faz pão partilhado para todos e todas. Nada nem ninguém está fora do seu coração, complementa.
“A vida do Papa Francisco é oferta à Igreja, pois os olhares do mundo se voltam ao sucessor do apóstolo Pedro em busca de uma palavra que inspire mudanças, de uma orientação capaz de ajudar a humanidade a ganhar novo rumo. Nosso amado Papa Francisco corresponde a essas expectativas magistralmente, conjugando admirável leveza com densidade, alicerçadas no seu jeito simples que remete a São Francisco de Assis”, opina Dom Walmor.
Felicitações
Diante do aniversário do Santo Padre, os bispos deixaram suas felicitações. Confira:
“Ao Papa Francisco desejo saúde e paz. Uma paz inspirada na Sagrada Escritura, no Shalom bíblico, isto é, o melhor. (…) De minha parte, renovo meu compromisso de caminhar na comunhão da Igreja e de promover a comunhão.”
– Dom Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS) e vice-presidente da CNBB
“Agradeço a Deus pelo dom de sua vida, pela beleza de seu testemunho de fé, que leva ao coração de cada pessoa o horizonte luminoso do Evangelho de Jesus. Todos os dias, rezo suplicando bênçãos para o seu ministério, que muito tem contribuído para o caminho missionário da Igreja. Parabéns ao Santo Padre por seu aniversário! Seguimos juntos na missão, na bonita unidade dos que professam a fé cristã católica para ajudar o mundo a mudar ao sabor do Evangelho.”
– Dom Walmor de Oliveira
Arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB
“Desejo ao Papa Francisco muita vida, muita saúde, muita paz. Que continue sendo esse sinal único da fidelidade a Jesus neste mundo, capaz de transformar a realidade e apontar para um mundo pleno de sentido, um mundo que Deus prepara para nós no seu Reino. Agradeço a Deus o dom da presença do Papa Francisco em nossa Igreja, em nossa vida, inspirando-nos a seguir no caminho de Jesus Cristo.”
– Dom Leomar Brustolin
Arcebispo de Santa Maria (RS)
“Desejo que, ao completar mais um ano de vida, o Senhor lhe dê muita saúde, muita força e muitas luzes para continuar servindo a Deus na caminhada como Pontífice da Igreja. (…) Neste momento difícil que estamos vivendo, desejo que continue conduzindo a Igreja por caminhos que levem à evangelização e à missão nos dias de hoje.”
– Cardeal Orani Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)
“Neste dia especial de seu aniversário, louvo ao Deus Criador, rico em misericórdia, pelo dom de sua vida. Rogo ao Pai que lhe conceda a ousadia profética do Apóstolo Paulo, para que continue sua missão de anunciar e denunciar. Rogo ao Cristo que lhe conceda o amor do evangelista João, para que continue amando a Deus e ao próximo com todas as suas forças. Rogo ao Espírito Santo que lhe conceda a fé de São Pedro para que leve a sua missão de pontífice até o dia em que for chamado à Glória. E peço a Virgem Maria que carinhosamente o guarde em seu colo de Mãe nos momentos mais dolorosos de sua vida e missão. Feliz Aniversário!”.
– Dom Roque Paloschi
Arcebispo de Porto Velho (RO)
“Em nome da juventude e dos mais empobrecidos, parabenizamos o Papa Francisco e nos comprometemos a rezar por ele, para que essa vida singular continue nos despertando a construir uma vida missionária com os pobres. Papa Francisco, viva tanto mais que Pedro.”
– Dom Nelson Francelino Ferreira
Bispo de Valença (RJ) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB
“Com as minhas orações, continuo invocando as bênçãos do Pai e a proteção da Santíssima Virgem, sobretudo ao celebrar o seu natalício no dia 17 de dezembro, ao completar 85 anos. Deus seja louvado pelo dom da sua vida e por sua presença na cátedra de Pedro! Que os dons do Espírito Santo estejam presentes em sua missão e em seus dias.”
– Dom Frei José Ubiratan Lopes
Bispo de Itaguaí (RJ)