Papa felicita a Polônia por seu aniversário de independência

A Polônia celebra seu 100º aniversário de independência neste domingo, 11

Da redação, com Vatican News

O Papa Francisco enviou uma mensagem ao presidente da Conferência Episcopal da Polônia, o Arcebispo Stanisław Gądecki, por conta do 100º aniversário da independência polonesa. O Santo Padre elogiou os poloneses em sua busca pela liberdade.

O dia 11 de novembro não será marcado apenas pelo fim da Primeira Guerra Mundial, mas também pelo dia em que a Polônia emergiu como uma nação, cem anos atrás, após o domínio russo, prussiano e austríaco.

O Papa Francisco, em sua mensagem ao arcebispo Gadecki, recorda as contribuições que a Polônia fez à “história da Europa cristã” antes das partições do século XVIII. O Sucessor de Pedro homenageou ainda os muitos filhos da Polônia, a quem ele diz que “estavam dispostos a sacrificar sua liberdade pessoal, seu próprio bem e até suas vidas pela pátria perdida”.

Ao citar o Papa São João Paulo II, ele reitera o apoio que sua fé proporcionou quando “depois da independência”, esses mesmos irmãos “tiveram que buscar unidade apesar das diferenças, a fim de reconstruir o país juntos e defender suas fronteiras”.

Cem anos de liberdade

O Papa Francisco continua a agradecer ao Senhor por “ter apoiado sucessivas gerações com a Sua graça” e por ter trazido à vida a esperança de “recuperar a liberdade perdida cem anos antes”.

Ele encerra sua mensagem com a oração de São João Paulo II, a quem ele chama de “uma testemunha especial deste século”, dizendo: “Que o cuidado de Maria, Rainha da Polônia em Jasna Góra, sempre acompanhe Sua Pátria e todos os poloneses! Que a providência de Deus dê paz e prosperidade à nação polonesa, agora e no futuro!”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo